A filosofia e a subjetividade humana: as vicissitudes da enunciação

Autores

  • Hermano de França Rodrigues

Palavras-chave:

Enunciação, subjetividade, filosofia

Resumo

A enunciação encena os dramas, as comédias e as tragédias perpetrados pelo homem. É um sistema que oferece aos usuários uma gama de possibilidades performáticas infinitas. Nele, o sujeito compartilha com o outro seu espaço, interage com discursos diversos, apossa-se de dizeres (diante dos quais se posiciona ou é posicionado) para a elaboração de seu texto. Na condição de maquinário social, o evento enunciativo obedece a princípios externos que atuam como agentes repressores, censurando, em nome de uma ética ideal, gestos, posturas, atitudes concebidos pela sociedade como inadequados. A cada nova configuração social, a cada novo tempo que nos cinge e nos atravessa, a cada novo espaço que se irrompe, diferentes expedientes de opressão e refreamento são criados em prol, segundo Darwin, da permanência da espécie. Alguns, considerados necessários e “isentos” de provocar-nos constrangimentos, manifestam-se claramente; outros, não menos eficientes, às vezes até mais coibitivos, são veiculados tacitamente, nas subjacências do dizer. A linguagem, na condição de filtro social, intermedeia o processo. E a enunciação, enquanto fenômeno que vislumbra as relações entre os homens, põe em evidência as peças e os movimentos desse fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. São Paulo: Pontes, 1990.

_______. Problemas de Linguística Geral II. São Paulo: Pontes, 1989.

BERGER, Peter L., BERGER, Brigitte. Socialização: Como ser um membro da sociedade. In: FORACCHI, Marialice Mencarini. Sociologia e Sociedade: Leituras de introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

CONDILAC, Étiene. Tratado das Sensações. In: NICOLA, Ubaldo. Antologia de Filosofia – Das origens à Idade Moderna. São Paulo: Editora Globo, 2005.

KIERKEGAARD, Sören. Aut-Aut. In: NICOLA, Ubaldo. Antologia de Filosofia – Das origens à Idade Moderna. São Paulo: Editora Globo, 2005.

LAPLANTINE, François. A descrição etnográfica. São Paulo: Terceira Margem, 2004.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e representação. In: NICOLA, Ubaldo. Antologia de Filosofia – Das origens à Idade Moderna. São Paulo: Editora Globo, 2005.

VYGOTSKY, L.S. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

WHITE, Leslie. O conceito de sistemas culturais. Como compreender tribos e nações. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

Arquivos adicionais

Publicado

07.02.2013

Edição

Seção

Artigos do Dossiê