Sobre a noção de estereótipo e as imagens do Brasil no exterior
Mots-clés :
Estereótipo, Contemporaneidade, Música brasileira, Mídia italianaRésumé
Não são poucos os discursos que circulam mundo afora acerca do Brasil. Mais recentemente, o país tem sido muito comentado no contexto internacional por questões econômicas, políticas, culturais entre outras. As formas como o país é apresentado são, porém, variadas, de modo que uma série de estereótipos, tanto antigos quanto mais recentes, são postos em circulação pela mídia. Para entender melhor essa questão, o presente artigo parte de uma análise sobre o conceito de estereótipo e de suas diferentes manifestações para tratar do discurso midiático internacional sobre o Brasil. Para tanto, considera-se a crítica musical relacionada a um selo musical italiano e os discursos dele decorrentes, tanto no âmbito da produção artística em si, quanto de sua propagação midiática.
Téléchargements
Références
AMOSSY, Ruth. Les Idées Reçues. Sémiologie du Stéréotype. Paris : Éditions Nathan, 1991.
AMOSSY, Ruth & PIERROT, A. H. Stéréotypes et Clichés. Langue, discours, societé. Paris : Armand Colin, 2011.
BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.
BRITO, Danilo. Uma Viagem, Três Discursos: Exame dos relatos de Barrow, Staunton e Anderson sobre o Rio de Janeiro Setecentista. In: MONTEZ, L. B. (Org.) Viagens e Deslocamentos. Questões de identidade e representação em textos, documentos e coleções. Rio de Janeiro: Móbile, 2012.
COELHO, F. O. "Hoje correndo atrás do amanhã e depois”. Anotações sobre as músicas brasileiras que giram pelo mundo. Disponível em: <http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/NELIM/ensaios_artigos/frederico_ hojecorrendoatrasdoamanha.pdf>. Acesso em: 17 out. 2014.
FAIRCLOUGH, Norman. Discourse and Social Change. Cambridge: Polity, 2014.
FANON, Frantz. Peau noire, masques blancs. Paris : Éditions du Seuil, 1952.
JAMESON, Fredric. Postmodernism and Consumer Society. (1982). Disponível em: <http://art.ucsc.edu/sites/default/files/Jameson_Postmodernism_and_Consumer_Society.pdf>. Acesso em:17 out. 2014.
__________. Cognitive Mapping. (1990) Disponível em: <http://www.rainer-rilling.de/gs-villa07-Dateien/JamesonF86a_CognitiveMapping.pdf>. Acesso em: 17 out. 2014.
__________. Sobre los “Estudios Culturales”. In: GRÜNER, Eduardo (org.). Estudios Culturales: reflexiones sobre el multiculturalismo. Buenos Aires: Paidós, 1998.
__________. Pós-Modernismo – A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. São Paulo: Ática, 2004.
JAUSS, Hans R. Literaturgeschichte als Provokation. Frankfurt a. M.: Suhrkamp, 1970.
HALL, Stuart. The Work of Representation. In: HALL, Stuart, EVANS, Jessica & NIXON, Sean (Org.) Representation. Londres: Sage, 2013.
__________. Encoding/decoding. In: HALL, Stuart, HOBSON, Dorothy, LOWE, Andrew & WILLIS, Paul. Culture, Media, Language. Working Papers in Cultural Studies. Nova Iorque: Routledge, 2006.
LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero. A Moda e seu Destino nas Sociedades Modernas. São Paulo: Cia. das Letras, 2005.
SCIOLLA. Loredana. Sociologia dei processi culturali. Bologna: Mulino, 2012.
SOVIK, Liv. O Brasil é o David Beckham do mundo. (2011) Disponível em: <http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/o-brasil-e-o-david-beckham-do-mundo-bases-para-um-estudo-de-corpo-publicidade-e-orgulho-nacional-de-liv-sovik/>. Acesso em: 17 out. 2014.
Reportagens
O GLOBO (Jornal). Orquestra israelense vai apresentar obra de Richard Wagner na Alemanha. Autor não divulgado. Publicado virtualmente em 25 de julho de 2011. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/cultura/orquestra-israelense-vai-apresentar-obra-de-richard-wagner-na-alemanha-2711751>. Acesso em: 17 out. 2014.
Referências fonográficas
CONTE, Nicola. Bossa Per Due e The In Samba. In: CONTE, Nicola. Jet Sounds. Milão: Schema Records, 2000. 1CD. Faixas 2 e 9.
DI NUZZO, Alessandro. L’estate è qua. In: MAGNANINI, Alessandro. Someway Still I Do. Milão: Schema Records, 2009. 1CD. Faixa 9.