FOUCAULT E INDIGENCIAÇÃO – AS FORMAS DE SILENCIAMENTO E INVISIBILIZAÇÃO DOS SUJEITOS

Autores

  • Wellington Amâncio Da Silva Universidade do Estado da Bahia – UNEB Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana - PPGEcoH/UNEB Universidade Federal de Alagoas - UFAL Grupo de Pesquisa “Ecologia Humana” – UNEB/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v6i3.24016

Palavras-chave:

Foucault, indigenciação do sujeito, silenciamento, invisibilização, discursos.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta teórica e conceitual sobre formas de indigenciação para além dos aspectos econômicos na contemporaneidade. Escolhemos duas das suas categorias, a saber, a invisibilização e o silenciamento – como as condições discursivas e as práticas de constituição do sujeito indigenciado. Normalmente indigente é, grosso modo, um sujeito que vive em extrema carência material, ausência de condições mínimas de salubridade e conforto com meios próprios. No entanto, defendemos que há formas de indigenciação mais complexas sobre os sujeitos para além da objetivação econômica. Assim, apresentamos a partir de uma perspectiva arqueológica, Foucaultiana (2002, 2007, 2008, 2010), a indigenciação como um afastamento existencial onde a investidura da máquina da punição e da vigilância encontra-se “desinteressada”. Disto, temos como hipótese que a indigenciação ocorre a partir de duas dimensões, a saber, a dimensão do silenciamento e a dimensão da invisibilidade. A primeira dimensão fundamentar-se-ia pela tríade: ausência de discurso, discurso como monólogo e discurso não considerado. Por sua vez, a segunda dimensão definir-se-ia pela tríade: sujeito inconveniente, sujeito ignorado e o não-sujeito.


[doi:HTTP://dx.doi.org/10.7443/problemata.v6i3.24016]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor, W. Cultural Criticism and Society. In. Niel Levy e Michale Rothberg. The Holocaust – Theoretical Readings. Neuw Brunswick: Rutgers University Press, 2003.

ARISTÓTELES. Política. Tradução de Antonio Campelo Amaral e Carlos de Carvalho Gomes. Lisboa: Editora Vega, 1998.

DA SILVA, Wellington Amâncio. Aspectos da existência situada em Heidegger. Revista Logos & Existência: Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial, v. 3, n. 1, 2014.

______. DE MIRA, Feliciano José Borralho. Zizek e a violência da linguagem-O caso Charlie Hebdo como adormecimento do espaço simbólico dos sujeitos [Doi: 10.15440/arf. 2014.22995]. Aufklärung: revista de filosofia, v. 2, n. 1, p. p. 105-118, 2015.

ALVIM, Zukeika. Imigrantes: a vida privada dos pobres do campo. In. História da vida privada no Brasil. NOVAES, A. et ali. São Paulo: Cia das Letras, 2010.

DAVIS, Natelie Zemon. Sociedade e cultura no início da França moderna. 2. ed. Tradução de Mariza Corrêa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 8ª Ed. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2002.

______. História da Loucura. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008

______. Arqueologia do Saber. 7ª Edição. Tradução Luis Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010

______. As Palavras e as Coisas. Uma arqueologia das ciências humanas. Tradução. Salma Tannus Muchail. Martins Fontes. São Paulo, 2007.

______. Vigiar e punir. Tradução de Raquel Ramalhete. São Paulo: Vozes, 2012

______. História da Loucura. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo, Perspectiva, 2008

______.A ética do cuidado de si como prática de liberdade. In: FOUCAULT, Michel. Ética, Política e Sexualidade: Ditos e escritos. Vol. V, 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, p. 264 – 287.

GRIPSRUD, Jostein. Understanding media culture. London: Arnold, 2002.

HALL, Stuart. Representation: cultural representations and signifying practices. 2. Ed. London: Sage, 2013.

KELLNER, Douglas A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.

JAMESON, Fredric. Sobre os “estudos de cultura”. In. Novos Estudos CEBRAP, nϒ39, julho, p. 11-48, 1994. (Social Text nº 34, 1993).

PAIVA, Raquel. O espírito comum – mídia, comunidade e globalismo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

SAUVAGEOT, Anne. Figures de la publicité: figures du monde. Paris: PUF, 1987.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais, p. 7-72. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

21-12-2015

Edição

Seção

Artigos