FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL EM PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.33183

Palavras-chave:

Administração educacional, Escola como organização educativa, Perspetivas normativas e prescritivas, Abordagens analíticas e interpretativas, Meta-investigação

Resumo

A administração educacional constitui na atualidade uma área científica em expansão, com um notável dinamismo investigativo e uma crescente visibilidade social e política. No contexto da realidade portuguesa assistiu-se, nas últimas duas décadas, a um movimento acelerado de criação de cursos de pós-graduação, de incremento da investigação individual e coletiva e de aumento das publicações científicas. A crescente centralidade assumida pelas abordagens sociológicas das organizações educativas, associada ao vasto espólio de investigações e publicações científicas, impulsionou a realização de uma meta-análise a um conjunto alargado de trabalhos produzidos nesta área. Selecionamos para análise 92 dissertações realizadas no âmbito do curso de mestrado pioneiro, e mais antigo no país na área de administração educacional – o mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Administração Educacional da Universidade do Minho. Das principais tendências identificadas, destaca-se: i) a sincronia entre a agenda política, as vivências profissionais e os interesses de pesquisa; ii) a adesão a um certo pluralismo teórico, mobilizando dois ou mais modelos de análise organizacional; iii) o recurso a uma metodologia predominantemente qualitativa, com incidência para o método do estudo de caso; iv) a mobilização de uma meso-abordagem da organização escolar, procurando articular os níveis micro e macro-analíticos. Num plano mais substantivo, este estudo contribuiu ainda para a discussão em torno de alguns dilemas e agendas que, na nossa ótica, intersetam a construção do objeto administração educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Licínio C. Lima, Universidade do Minho, Portugal.

Doutor em educação pela Universidade do Minho e professor catedrático do Instituto de Educação e Psicologia da Uminho.

Leonor L. Torres, Universidade do Minho, Portugal.

Doutora em Educação pela Universidade do Minho e professora associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Referências

BARROSO, João. A formação em administração educacional em Portugal. In: LUÍS, Ana; BARROSO, João; & PINHAL, João (Orgs.). A Administração da Educação: investigação, formação e práticas (pp. 85-104). Lisboa: Fórum Português de Administração Educacional, 1997.

BARROSO, João. A investigação sobre a escola: contributos da administração educacional. Investigar em Educação, Porto, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1, 1, 277-325, 2002.

BOGDAN, Robert C.; Biklen, Sari (1994). Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BUSH, Tony. Theories of Educational Management. Londres: Harper & Row, 1986.

COSTA, Jorge A. A Administração Educacional na Formação de Professores na Universidade de Aveiro: retrospectiva de duas décadas. Administração Educacional, Lisboa, 2, 136-145, 2002.

COSTA, Jorge A. Formação em Administração Educacional: décadas de oitenta e noventa. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2004.

DEROUET, Jean-Louis. Une sociologie des établissements scolaires: les dificultés de construction d’un nouvel objet scientifique. Revue Française de Pédagogie, Lyon, Université de Lyon, 78, 86-108, 1987.

DEROUEt, Jean-Louis. Présentation. Une science de l’administration scolaire est-elle possible? Réflexions autour de la circulation des savoirs entre recherche, politique et administration. Revue Française de Pédagogie, Lyon, Université de Lyon, 130, 5-14, 2000.

DUTERCQ, Yves. Administration de l’éducation: nouveau contexte, nouvelles perspectives. Revue Française de Pédagogie, Lyon, Université de Lyon, 130, 143-170, 2000.

ELLSTRÖM, Per Eric. Four Faces of Educational Organizations. Higher Education, Netherlands, 12, 231-241, 1983.

LIMA, Licínio C. O Ensino e a Investigação em Administração Educacional em Portugal: situação e perspectivas. In: AAVV, Ciências da Educação em Portugal: situação e perspectivas (pp. 91-117). Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1991.

LIMA, Licínio C. Organizações educativas e administração educacional. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Universidade do Minho, 5(3), 1-8, 1992.

LIMA, Licínio C. Construindo um objecto: para uma análise crítica da investigação portuguesa sobre a Escola. In: ESTRELA, Albano; BARROSO, João; FERREIRA, João (Eds.). A Escola, um Objecto de Estudo (pp. 10-28). Lisboa: AFIRSE/FPCE, 1995.

LIMA, Licínio C. Para o estudo do ensino e da formação em administração educacional em Portugal. In: LUÍS, Ana; BARROSO, João; & PINHAL, João (Orgs.). A Administração da Educação: investigação, formação e práticas (pp. 15-54). Lisboa: Fórum Português de Administração Educacional, 1997.

LIMA, Licínio C. Sociologia das Organizações Educativas: contributos para a formação pós-graduada em Administração Educacional. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.). A Gestão da Educação na Sociedade Mundializada (pp. 53-100). Rio de Janeiro: DP & A, 2003.

MAROY, Christian. L'école à la lumière de la sociologie des organisations. Education Formation, 228, 27-50, 1992.

MORGAN, Gareth. Images of Organization. Beverly Hills: Sage, 1986.

SANDER, Benno. Gestão da Educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas: Autores Associados, 1995.

SANDER, Benno. Construindo Pontes de Cooperação Internacional. Brasília: Liber Livro; Intereduc, 2014.

SILVA, Guilherme. Para o estudo da formação em administração educacional: algumas questões iniciais. In: LUÍS, Ana; BARROSO, João; & PINHAL, João (Orgs.). A Administração da Educação: investigação, formação e práticas. Lisboa: Fórum Português de Administração Educacional, 1997. p. 105-120

SILVA, Guilherme. Modelos de Formação em Administração Educacional. Braga: Universidade do Minho, 2006.

TORRES, Leonor L.; LIMA, Licínio C. Research into Educational Management in Portugal: Themes, Focus and Methodologies. Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies (ECPS), Roma, Roma Tre University, 11, pp. 193-205, 2015 doi: 10.7358/ecps-2015-011-torr

TORRES, Leonor L.; LIMA, Licínio C.; PALHARES, José A. (Orgs.). As investigações que se fazem... Rotas de pesquisa e tendências dominantes. In: TORRES, Leonor L.; PALHARES, José A. (Orgs.). Metodologia da Investigação em Ciências Sociais da Educação. Vila Nova de Famalicão: Húmus, 2014. p. 13-38

Downloads

Publicado

28-04-2017

Como Citar

LIMA, L. C.; TORRES, L. L. FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL EM PORTUGAL. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 29–48, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i1.33183. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i1.33183. Acesso em: 27 nov. 2024.