O PLANEJAMENTO DE ENSINO PARA ALÉM DOS ELEMENTOS ESTRUTURANTES DE UM PLANO DE AULA

Palavras-chave: Planejamento de ensino, Organização do trabalho pedagógico, Elementos estruturantes de um plano de aula

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar, do ponto de vista teórico, as concepções, as contribuições e os elementos de uma organização didática da aula que fundamentam o planejamento de ensino, por meio dos resultados de uma revisão integrativa de literatura. Assim, propõe-se repensar sua relevância para a organização do trabalho pedagógico da escola e da sala de aula a fim de recuperar o seu espaço no âmbito educacional. Defende-se o planejamento de ensino como um processo contínuo de reflexão, previsão e decisão acerca do trabalho pedagógico com vistas a aproximar escola e realidade social. Na discussão, aponta-se para a necessidade de transcender a atividade de planejamento que se apresenta burocrática, fragmentada e instrumental para percebê-la como um processo participativo, reflexivo, flexível, integrador e contínuo. Portanto, conclui-se a necessidade de repensar o planejamento de ensino para além dos elementos estruturantes de um plano de aula, que integre a escola e o contexto social na contramão da fragmentação do conhecimento, dos processos e das relações.

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Biografia do Autor

Lívia Santos Brisolla, Faculdade Araguaia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás.

Renata Machado de Assis, Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Gioás e docente da mesma universidade.

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Publicado
2020-12-11
Como Citar
BRISOLLA, L. S.; DE ASSIS, R. M. O PLANEJAMENTO DE ENSINO PARA ALÉM DOS ELEMENTOS ESTRUTURANTES DE UM PLANO DE AULA. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. Especial, p. 956-966, 11 dez. 2020.