POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL E NA COLÔMBIA

um olhar dos Estudos Pós-Coloniais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.46648

Palavras-chave:

Histórico das Políticas Educacionais de LD do Brasil e da Colômbia, PNLD-Campo, Livros Didáticos do Programa Escola Nova

Resumo

O artigo versa sobre o histórico das políticas educacionais de produção e distribuição dos Textos Curriculares/Livros Didáticos dos territórios campesinos do Brasil e da Colômbia. Objetivamos compreender os entrecruzamentos históricos, sociais e culturais que aproximam esses países na configuração política e histórica de produção e distribuição dos livros didáticos (LD) através dos Estudos Pós-Coloniais. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, analisamos legislação brasileira e colombiana que regulamenta à produção e distribuição dos LD. Os resultados demonstraram que: tanto no Brasil quanto na Colômbia as políticas educacionais dos LD buscavam atender as demandas de ampliação da escolarização da população menos favorecida; consolidação dos Estados-Nação, exaltando o espírito nacionalista fundado na colonialidade do poder e do saber; a compra e distribuição dos LD são de responsabilidade do Estado; a seleção dos LD é realizada pelos docentes. Em relação, aos LD específicos para os territórios campesinos do Brasil e da Colômbia, estes objetivavam atender aos reclames da população campesina. No Brasil, atualmente, o PNLD-Campo foi encerrado, representando um retrocesso aos direitos adquiridos pelos povos do campo no tocante a uma educação específica e diferenciada garantida por meio da promulgação das Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo de 2002.

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Biografia do Autor

Aline Renata dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e integrante do Grupo de Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos, Teoria da Complexidade e Educação.

Janssen Felipe da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Professor Associado I do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE)  da Universidade Federal de Pernambuco e colaborador no Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea do CAA. 

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Publicado

29-03-2020

Como Citar

DOS SANTOS, A. R.; DA SILVA, J. F. POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL E NA COLÔMBIA: um olhar dos Estudos Pós-Coloniais. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 138–152, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.46648. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/46648. Acesso em: 13 nov. 2024.