O DEBATE SOBRE O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

da Lei 11.684/2008 à BNCC/2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.51075

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Currículo, BNCC, Estado da Arte

Resumo

O debate sobre o ensino de Ciências Sociais na Educação Básica tem sido incrementado nos últimos anos, principalmente a partir da reintrodução da Sociologia no Ensino Médio como disciplina obrigatória em 2008. Os estados da arte realizados acerca desta temática apontam para um crescimento exponencial, principalmente por meio de teses, dissertações, artigos científicos, e trabalhos em congressos especializados. No presente trabalho, pretendemos explorar de forma mais específica como tem se dado a discussão acerca do currículo de Ciências Sociais no Ensino Médio, no período compreendido entre 2008, ano de introdução da Sociologia no currículo escolar, até 2018 quando é publicada a versão final da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. O recorte estabelecido será a partir de teses e dissertações utilizando como banco de dados o banco de dissertações e teses da CAPES. 

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Biografia do Autor

Marcelo Pinheiro Cigales, Universidade de Brasília, Brasil.

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (Unb), integra o Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez (Lélia/UnB).

Diego Greinert, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutorando em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, integra o Núcleo de Estudos da Educação e Juventudes Contemporâneas. Bolsista CAPES.

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Publicado

2020-04-03

Como Citar

CIGALES, M. P.; GREINERT, D. . O DEBATE SOBRE O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: da Lei 11.684/2008 à BNCC/2018. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 235–250, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.51075. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/51075. Acesso em: 19 jan. 2022.