CIÊNCIAS SOCIAIS NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.51194

Palavras-chave:

Enisno, Currículo, BNCC, Sociologia escolar

Resumo

A história da Sociologia escolar está fortemente marcada pelas mudanças curriculares do ensino secundário brasileiro, de modo que compreendê-la demanda conhecer as principais alterações curriculares nesse nível de ensino. As mudanças recentes no currículo do Ensino Médio, induzidas pela Lei nº 13.415/2017 e pela nova Base Nacional Comum Curricular (2019), parecem impactar substancialmente na forma e presença que essa disciplina ganhará a partir das reformulações dos currículos estaduais iniciadas em 2019. Pela importância e urgência, aqui é examinada a BNCC, observando e discutindo como a Sociologia escolar pode colaborar para alcançar os objetivos de aprendizagem que norteiam a reestruturação dos currículos estaduais.

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Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas, Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia dessa mesma IES. 

Fernanda Feijó, Universidade Federal de Alagoas, Brasil.

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2020-04-14

Como Citar

BODART, C. das N.; FEIJÓ, F. CIÊNCIAS SOCIAIS NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 219–234, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.51194. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/51194. Acesso em: 19 jan. 2022.