CURRÍCULO ESCOLAR E PRÁTICAS ESCOLARES DE PROFESSORAS SOBRE OS SABERES CULTURAIS DA AMAZÔNIA BRAGANTINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.51278

Palavras-chave:

Currículo, Prática escolar, Saberes culturais, Comunidade tradicional

Resumo

O presente estudo busca trazer as concepções das professoras que atuam em uma escola da comunidade tradicional da Amazônia Bragantina sobre o currículo escolar, as práticas escolares e os saberes culturais. O trabalho analisa a relação entre os saberes culturais da comunidade da Vila-Que-Era, com o currículo escolar e as práticas vivenciadas pelas professoras que atuam na escola da comunidade. A pesquisa é de uma abordagem do tipo qualitativa por se tratar de articular entre sujeitos interlocutores e objeto estudado. Para a coleta dos dados, os dados primários foram originados pelo roteiro de entrevista e organizados pela técnica da análise de conteúdo, com a utilização de recursos tecnológicos, como gravador, para obter os relatos das professoras, bem como foram usados registros fotográficos e registros de diário de campo; os dados secundários, por sua vez, são levantados na revisão bibliográfica, a fim de situar quais os estudos já realizados na área estudada. Participaram da pesquisa os interlocutores representando a escola e a comunidade, duas professoras e o líder Comunitário. Os achados do estudo revelam a existência de fatores que dificultam um currículo articulado com os saberes culturais da comunidade, bem como os aspectos físicos, didáticos, estruturais e de formação continuada, além de um currículo que segue uma conduta imposta pela Secretaria de Educação Municipal.

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Biografia do Autor

Deyverson Luener de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Mestrando do Programa de pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia, Na Linha de pesquisa: Educação, Linguagens e Culturas na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2019 - Em andamento). Professor do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal- UNIPLAN, Unidade de Bragança- PA.

Ana Paula Vieira de Souza, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Professora da Universidade Federal do Pará do Campus Universitário de Bragança e do Programa Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) na Linha de Educação, Linguagens e Culturas na Amazônia. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Educação (GEPTE/NEB/UFPA) e do Núcleo Infâncias em Bragança-PA.

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Publicado

29-03-2020

Como Citar

LUENER DE OLIVEIRA FERREIRA, D. .; VIEIRA DE SOUZA, A. P. . CURRÍCULO ESCOLAR E PRÁTICAS ESCOLARES DE PROFESSORAS SOBRE OS SABERES CULTURAIS DA AMAZÔNIA BRAGANTINA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 32–46, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.51278. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/51278. Acesso em: 10 out. 2024.