CURRÍCULO DE LETRAS (PORTUGUÊS-ESPANHOL)
entre o reconhecimento e a negação da Afro-latinidade
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54398Palavras-chave:
Currículo, Formação de professor, Afro-latinidade, DecolonialidadeResumo
O ensino do Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) se converteu em possibilidade de rupturas, em um contexto marcado pelo isolamento do Brasil com relação aos países do entorno. Os movimentos culturais que se constituíram na contramão do ethos colonial, têm mostrado alternativas para se estabelecer vínculos com diferentes áreas de pesquisa da América Latina (AL) e Caribe. Com essas orientações, tem sido possível vislumbrarmos ambientes formativos mais plurais, e menos unívocos. No presente artigo, indagamos o currículo de Letras (UFRRJ) para E/LE acerca de outras interconexões privilegiando, dessa vez, as afrolatinidades e o espaço curricular que ocupam.
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