CURRÍCULO DE LETRAS (PORTUGUÊS-ESPANHOL)

entre o reconhecimento e a negação da Afro-latinidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54398

Palavras-chave:

Currículo, Formação de professor, Afro-latinidade, Decolonialidade

Resumo

O ensino do Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) se converteu em possibilidade de rupturas, em um contexto marcado pelo isolamento do Brasil com relação aos países do entorno. Os movimentos culturais que se constituíram na contramão do ethos colonial, têm mostrado alternativas para se estabelecer vínculos com diferentes áreas de pesquisa da América Latina (AL) e Caribe. Com essas orientações, tem sido possível vislumbrarmos ambientes formativos mais plurais, e menos unívocos. No presente artigo, indagamos o currículo de Letras (UFRRJ) para E/LE acerca de outras interconexões privilegiando, dessa vez, as afrolatinidades e o espaço curricular que ocupam.

 

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Biografia do Autor

Rafael dos Santos Lazaro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Professor Assistente de Didática Geral e Ensino de Língua Espanhola na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

Claudia Miranda, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação (PROPEd/UERJ) e Professora Associada do Departamento de Didática e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

LAZARO, R. dos S.; MIRANDA, C. CURRÍCULO DE LETRAS (PORTUGUÊS-ESPANHOL): entre o reconhecimento e a negação da Afro-latinidade. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 768–780, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54398. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54398. Acesso em: 18 dez. 2024.