NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DE UM GRUPO DE MIGRANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54417

Palavras-chave:

Narrativas, Experiências educacionais, Migrantes

Resumo

Este artigo é recorte de uma pesquisa maior, tendo como temática central a diversidade. Tratamos aqui de algumas experiências de educação escolar vivenciada por um grupo de migrantes, focando as problemáticas postas na constituição dos atendimentos pelas políticas públicas. Para a realização do estudo adotamos a pesquisa narrativa, trazendo fragmentos de relatos narrativos de estudantes migrantes haitianos que frequentavam três escolas estaduais em Cuiabá-MT. Os significados evidenciados nos relatos indicam necessidades de institucionalização de projetos e de reorientações curriculares voltadas aos interesses dos coletivos de indivíduos que se encontram em condições de desigualdade e exclusão social Concluimos este estudo sugerindo o desafio de mergulharmos em histórias e narrativas que nos ajudem a interferir de maneira positiva nestes percalços que os povos migrantes vêm enfrentando.

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Biografia do Autor

Filomena Maria Arruda Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso.

Carlos Alberto Caetano, Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Estado da Educação do Estado de Mato Grosso, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso e professor de sociologia e filosofia na Rede Pública Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

MONTEIRO, F. M. A.; CAETANO, C. A. . NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DE UM GRUPO DE MIGRANTES. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 874–883, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54417. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54417. Acesso em: 18 nov. 2024.