OS PLANOS DE ENSINO EM MOÇAMBIQUE
uma análise das suas implicações para o ensino secundário
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v14i3.55159Palavras-chave:
Ensino Secundário Geral do 2º ciclo, Planos de Ensino, Padronização Curricular, MoçambiqueResumo
Este artigo se propõe a analisar as implicações pedagógicas decorrentes da adoção em nível provincial dos planos de ensino no Ensino Secundário Geral do 2º ciclo em Moçambique. Metodologicamente este trabalho ancorou-se numa pesquisa bibliográfica e documental, valendo-se do método hermenêutico, o qual possibilitou a interpretação crítica das fontes escritas. As conclusões desta reflexão mostram que o atual modelo dos planos de ensino nas escolas secundárias moçambicanas conduz para uma certa padronização curricular que, por um lado, tende a considerar parcialmente as particularidades dos contextos escolares e, por outro, a profissionalização docente. Deste modo, discute-se a possibilidade/necessidade de se repensar tal modelo vinculado a um paradigma dominante, em favor de uma educação que valorize a diversidade, de fato, e que contribua para a profissionalização do magistério em Moçambique.
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