OS PLANOS DE ENSINO EM MOÇAMBIQUE

uma análise das suas implicações para o ensino secundário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v14i3.55159

Palavras-chave:

Ensino Secundário Geral do 2º ciclo, Planos de Ensino, Padronização Curricular, Moçambique

Resumo

Este artigo se propõe a analisar as implicações pedagógicas decorrentes da adoção em nível provincial dos planos de ensino no Ensino Secundário Geral do 2º ciclo em Moçambique. Metodologicamente este trabalho ancorou-se numa pesquisa bibliográfica e documental, valendo-se do método hermenêutico, o qual possibilitou a interpretação crítica das fontes escritas. As conclusões desta reflexão mostram que o atual modelo dos planos de ensino nas escolas secundárias moçambicanas conduz para uma certa padronização curricular que, por um lado, tende a considerar parcialmente as particularidades dos contextos escolares e, por outro, a profissionalização docente. Deste modo, discute-se a possibilidade/necessidade de se repensar tal modelo vinculado a um paradigma dominante, em favor de uma educação que valorize a diversidade, de fato, e que contribua para a profissionalização do magistério em Moçambique.

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Biografia do Autor

Aristides Silvestre Culimua, Universidade do Estado da Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Professor do Instituto Superior Maria Mãe de Africa, Moçambique.

Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, Universidade do Estado da Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação Musical pela Royal Melbourne Institute Of Technology University, Austrália. Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

05-01-2022

Como Citar

CULIMUA, A. S.; FIGUEIREDO, S. L. F. de . OS PLANOS DE ENSINO EM MOÇAMBIQUE: uma análise das suas implicações para o ensino secundário. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 3, 2022. DOI: 10.15687/rec.v14i3.55159. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/55159. Acesso em: 16 abr. 2024.