CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DOS FUNDAMENTOS DA ABORDAGEM CULTURAL HISTÓRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39559

Palavras-chave:

Currículo, Educação de Jovens e Adultos, Enfoque Histórico-cultural

Resumo

Este artigo apresenta como objetivo somar esforços ao conjunto de estudiosos que tem buscado aprofundar o debate acerca da importância do currículo escolar com base em sólidos fundamentos teóricos que possibilite aos estudantes acesso ao patrimônio cultural humano. Uma vez que, de modo geral percebemos nos currículos a hegemonia do conhecimento tácito e ênfase ao cotidiano em detrimento do conhecimento científico, o que culmina na desvalorização da função social que a escola cumpre como lócus privilegiado de acesso aos conhecimentos, especialmente junto à classe trabalhadora. Nossa propósito é indicar pressupostos do enfoque histórico-cultural para auxiliar a organização de um currículo para a educação de jovens e adultos que na prática atenda as necessidades educativas desse público, que por diversos motivos tem sido historicamente excluídos do acesso à escola, para tanto demanda-se  ponderar  sobre as particularidades do processo de desenvolvimento dessas etapas da vida bem como, considerar as contradições apresentadas nessa modalidade junto aos desafios históricos da sociedade capitalista. Ainda, apresenta-se como fundamental trabalhar com processos educativos que apontem caminhos para buscarmos um ensino que “promova o desenvolvimento” de acordo com o preceito vigotskiano. Importante destacar que compreender a prática social desses sujeitos intencionalizando o trabalho educativo com base nos conceitos científicos que visam direta e indiretamente a complexificação das funções psíquicas superiores bem como compreensão da periodização das atividades dominantes em cada período da vida será o fio condutor desse trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Aparecida Poroloniczak, Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Professora Pedagoga na Secretaria de Estado de Educação do Paraná.

Laura Domínguez Garcia, Universidade de Havana, Cuba.

Doutora em Ciências Psicológicas pela Universidade de Havana e Professor da Universidade de Havana.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9394, de 26 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 11/2001 e Resolução CNE/CBE nº 1/2000. Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, maio 2000.

COLECTIVO DE AUTORES. Investigaciones acerca de la formación de las nuevas generaciones. Editora Universitaria. Universidad de La Habana. La Habana, Cuba, 1990.

DAVIDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Editorial Progreso. Moscú., 1988.

DAVIDOV, V. V. Análisis de los principios didácticos de la escuela tradicional y posibles principios de enseñanza en el futuro próximo. En: SHUARE, Marta (Org.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS. Antología. Editorial Progreso. Moscú, p.143-154, 1987.

DOMÍNGUEZ GARCÍA, L. Psicología del desarrollo. Problemas, principios y categorías. Editorial “Félix Varela”. La Habana, Cuba, 2007.

DAVIDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Editorial Pueblo y Educación. La Habana, Cuba, 1981

DUARTE, N. Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar. Cadernos CEDES, Campinas, v.19, n.44, Abr. 1998.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressureição dos mortos. Contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.

ELKONIN, D. B. Sobre el problema de la periodización del desarrollo en la infancia. En: SHUARE, Marta (Org.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS. Antología. Editorial Progreso. Moscú, p.104-124, 1987.

FACCI, M. G. Dias; TULESKI, S. C. Da apropriação da cultura ao processo de humanização: o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. In: Anais do II Encontro Brasileiro de Estudos Marxistas (EBEM). Curitiba–PR: agosto, 2006.

GALPERIN, P. Ya. Sobre la investigación del desarrollo intelectual del niño. En: SHUARE, Marta (Org.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS. Antología. Editorial Progreso. Moscú, p.124-142, 1987.

GALPERIN, P. Ya. Introducción a la psicología. Editorial Pueblo y Educación. La Habana, Cuba, 1982.

KOSTIUK, G. S. El principio del desarrollo en la psicología. En: ILIASOV, I.I.; LIAUDIS, V. Ya. (Orgs). Antología de la psicología pedagógica y de las edades. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1986, p.20-28, 1987.

PODDIAKOV, N. Sobre el problema del desarrollo del pensamiento en los preescolares. En: SHUARE, Marta (Org.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS. Antología. Editorial Progreso. Moscú, 1987.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

VENGUER, L. A. La relación entre la educación y el desarrollo. En: LÓPEZ HURTADO, Josefina; DURÁN GONDAR, Berta (Orgs.). Superación para profesores de Psicología. Editorial Pueblo y Educación. La Habana, Cuba, p. 125-140, 1975.

VYGOTSKI, L. S. El desarrollo de las funciones psíquicas superior. Editorial Científico Técnica. La Habana, Cuba, 1987.

Publicado

31-08-2018

Como Citar

POROLONICZAK, J. A.; GARCIA, L. D. CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DOS FUNDAMENTOS DA ABORDAGEM CULTURAL HISTÓRICA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 211–218, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39559. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39559. Acesso em: 18 nov. 2024.