CURRÍCULO EN LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS DESDE LOS FUNDAMENTOS DEL ENFOQUE HISTÓRICO CULTURAL

Resumo

Este artigo apresenta como objetivo somar esforços ao conjunto de estudiosos que tem buscado aprofundar o debate acerca da importância do currículo escolar com base em sólidos fundamentos teóricos que possibilite aos estudantes acesso ao patrimônio cultural humano. Uma vez que, de modo geral percebemos nos currículos a hegemonia do conhecimento tácito e ênfase ao cotidiano em detrimento do conhecimento científico, o que culmina na desvalorização da função social que a escola cumpre como lócus privilegiado de acesso aos conhecimentos, especialmente junto à classe trabalhadora. Nossa propósito é indicar pressupostos do enfoque histórico-cultural para auxiliar a organização de um currículo para a educação de jovens e adultos que na prática atenda as necessidades educativas desse público, que por diversos motivos tem sido historicamente excluídos do acesso à escola, para tanto demanda-se  ponderar  sobre as particularidades do processo de desenvolvimento dessas etapas da vida bem como, considerar as contradições apresentadas nessa modalidade junto aos desafios históricos da sociedade capitalista. Ainda, apresenta-se como fundamental trabalhar com processos educativos que apontem caminhos para buscarmos um ensino que “promova o desenvolvimento” de acordo com o preceito vigotskiano. Importante destacar que compreender a prática social desses sujeitos intencionalizando o trabalho educativo com base nos conceitos científicos que visam direta e indiretamente a complexificação das funções psíquicas superiores bem como compreensão da periodização das atividades dominantes em cada período da vida será o fio condutor desse trabalho.

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Biografia do Autor

Juliana Aparecida Poroloniczak, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP -  Araraquara, SP, Brasil - Doutorado em Educação Escolar  (Ciências e letras)
  • SEED SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ :Curitiba , Paraná , Brasil - Professora - Pedagoga
Laura Domínguez Garcia, Universidad de La Habana
Profesora Titular.  Departamento de Formación Básica - Facultad de Psicología, Universidad de La Habana, La Habana, Cuba.

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Publicado
2018-08-31
Como Citar
POROLONICZAK, J. A.; GARCIA, L. D. CURRÍCULO EN LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS DESDE LOS FUNDAMENTOS DEL ENFOQUE HISTÓRICO CULTURAL. Revista Espaço do Currículo, v. 2, n. 11, 31 ago. 2018.