EXPERIÊNCIAS DE MOVIMENTO

um propósito para a Educação Física na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v14iEspecial.56030

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Física, Experiência, Se-movimentar

Resumo

O texto propõe um conjunto de questões que vão ao encontro das diretrizes traçadas pela BNCC (2017), para pensar um propósito para a Educação Física na Educação Infantil fundamentado na importância das experiências de movimento. A experiência e o saber da experiência ocupam um lugar fundamental no âmbito da Educação Física. De maneira insubstituível, conhecer neste campo do conhecimento, requer entregar-se à experiência do movimento como forma de ser e estar no mundo, de compreender o mundo pela ação. Para isso, defendemos a necessidade de proporcionar, de forma qualificada, o maior e mais diversificado repertório de experiências de movimento para as crianças, organizadas didaticamente em: experiência corporal, material e de interação social. As potencialidades educacionais das experiências de movimento e do “se-movimentar” no contexto da Educação Física na Educação Infantil são ilimitadas, pois quanto maior for o estímulo para novas experiências maior e mais exitoso será o desenvolvimento da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Paula Basei, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professora da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

BAECKER, Ingrid Marianne. O desenvolvimento de competências sociais em aulas de Educação Física. Revista Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 1, n.1, p. 127¬138. 2000.
BAECKER, Ingrid Marianne. “Vivência de movimento e Educação Física”. In: I Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar, Santa Maria/RS. Anais... Santa Maria: Secretaria Municipal de Educação, 2001.
BAECKER, Ingrid Marianne. O desenvolvimento das crianças e jovens pelo movimento: quais são as perspectivas resultantes do desenvolvimento pelo movimento, para a formação dos professores de Educação Física brasileiros?. In: KUNZ, Elenor e HILDEBRANDTSTRAMANN, Reiner. Intercâmbios científicos internacionais em Educação Física. Ijuí, Unijuí, 2004. p. 179-200.
BASEI, Andréia Paula. A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, n. 47, p. 1-12, out. 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providencias. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2001.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente, e dá outras providências. Brasília: Câmara dos deputados, 1990.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Política Nacional de Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF/COEDI, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Infantil e Fundamental. Política Nacional de Educação Infantil: pelos direitos das crianças de 0 a 6 anos à educação. Brasília, DF, 2004.
FREIRE, Paulo. Poesia A escola. Disponível em: https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/08/poesia-escola-paulo-freire-com.html. Acesso em: 25 de fev. de 2020.
GOMES DA SILVA, Eliane. Educação (física) infantil: a experiência do se-movimentar. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2010.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14 ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011.
KUNZ, Elenor. Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2017.
KUNZ, Elenor. Ciências do esporte da Educação Física e do movimento humano: prioridades, privilégios e perspectivas. In: CARVALHO, Yara Maria; LINHALES, Meily Assbú. Política científica e produção do conhecimento em Educação Física. Goiânia: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2007.
KUNZ, Elenor. Educação Física: Ensino e Mudanças. Ijuí, RS: Unijuí, 1991.
KUNZ, Elenor. Práticas didáticas para um “conhecimento de si” de crianças e jovens na educação física. Kunz, Elenor (Org.) Didática da educação física 2. 4.ed. Ijuí: Unijuí, 2012.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr. 2002.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
SURDI, Aguinaldo Cesar; MELO, Jose Pereira de; KUNZ, Elenor. O brincar e o se-movimentar nas aulas de educação física infantil: realidades e possibilidades. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, pp. 459-470, abr./jun 2016.
VIEIRA, Marcos Araújo; BASEI, Andréia Paula; BOSCATTO, Juliano Daniel. “Se¬-movimentar”: uma proposta para aulas de Educação Física. Revista Visão Global, São Miguel do Oeste, v. 8, n. 30, p. 220-¬242, jul./dez. 2005.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

BASEI, A. P. EXPERIÊNCIAS DE MOVIMENTO: um propósito para a Educação Física na Educação Infantil. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. Especial, p. 1–13, 2021. DOI: 10.15687/rec.v14iEspecial.56030. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/56030. Acesso em: 8 jun. 2023.