EXPERIÊNCIAS DE MOVIMENTO

um propósito para a Educação Física na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v14iEspecial.56030

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Física, Experiência, Se-movimentar

Resumo

O texto propõe um conjunto de questões que vão ao encontro das diretrizes traçadas pela BNCC (2017), para pensar um propósito para a Educação Física na Educação Infantil fundamentado na importância das experiências de movimento. A experiência e o saber da experiência ocupam um lugar fundamental no âmbito da Educação Física. De maneira insubstituível, conhecer neste campo do conhecimento, requer entregar-se à experiência do movimento como forma de ser e estar no mundo, de compreender o mundo pela ação. Para isso, defendemos a necessidade de proporcionar, de forma qualificada, o maior e mais diversificado repertório de experiências de movimento para as crianças, organizadas didaticamente em: experiência corporal, material e de interação social. As potencialidades educacionais das experiências de movimento e do “se-movimentar” no contexto da Educação Física na Educação Infantil são ilimitadas, pois quanto maior for o estímulo para novas experiências maior e mais exitoso será o desenvolvimento da criança.

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Biografia do Autor

Andréia Paula Basei, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professora da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

BASEI, A. P. EXPERIÊNCIAS DE MOVIMENTO: um propósito para a Educação Física na Educação Infantil. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. Especial, p. 1–13, 2021. DOI: 10.15687/rec.v14iEspecial.56030. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/56030. Acesso em: 18 dez. 2024.