UM CURRÍCULO INCLUSIVO É POSSIVEL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.58096

Palavras-chave:

Inclusão, Sociologia do Currículo, Educação da Primeira Infância, Currículo Inclusivo, Professor Inclusivo

Resumo

Atualmente, o vocabulário da inclusão se aplica espontaneamente, com maior frequência, às pessoas e aos grupos humanos bem mais do que entre as coisas a incluir. No contexto internacional,  a declaração de Salamanca, de 1994, abriu o caminho para a evolução dessas concepções educativas inclusivas para as crianças com necessidades particulares, em oposição à educação especial. Já em 2020, os relatórios da UNESCO inauguram uma outra etapa, que passa a valorizar o conjunto dos aprendizes em sua diversidade. A sociologia britânica do curriculum distingue tipos diferentes de curriculum: formal, real, oculto. Nesse artigo, utilizamos essas categorias para analisar os resultados de uma pesquisa europeia sobre a educação inclusiva desde a primeira infância. A observação detalhada da situação educativa num jardim de infância de Paris mostra a existência de um currículo real flexível, que permite uma improvisação educativa aberta à diversidade das crianças. Tais orientações curriculares inclusivas acarretam o desenvolvimento de um novo perfil de professor inclusivo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eric Plaisance, l'Université Paris Descartes (Faculté des Sciences Humaines et Sociales - Sorbonne), França.

Doutorado em Letras e Ciências Humanas pela Universidade Paris-Descartes, Professor Emérito da Universidade Paris Descartes.

Referências

ARMSTRONG, Felicity. Curricula, ‘Management’ and Special and Inclusive Edu- cation. In CLOUGH, Peter (Org.). Managing Inclusive Education: from Policy to Experience. London: Paul Chapman, 1998. p. 48-63.

BARTON, Len; ARMSTRONG, Felicity (Orgs). Policy, Experience and Change: cross-cultural reflections on inclusive education. Dordrecht: Springer, 2007.

BERNSTEIN, Basil. Open schools-open society, New Society, 1967, p.351-353.

BERNSTEIN, Basil. On the Classification and Framing of Educational Knowledge. In YOUNG M.F.D., Knowledge and Control, London: Collier Macmilan, 1971, p.47-69.

BERNSTEIN, Basil. On the curriculum, Class, Codes and Control, vol 3, cap 4, London: Routledge and Kegan Paul, 1975a, p.79-84.

BERNSTEIN, Basil. Class and pedagogies: visible et invisible, In Class, Codes and Control, vol 3. cap 6, Towards a Theory of Educational Transmissions, London : Routledge and Kegan Paul, 1975b, p. 116-156.

BOOTH Tony; AINSCOW Mel. Index for Inclusion: Developing Learning and Participation in Schools, Bristol: Centre of Studies for Inclusive Education, 2000.

BRASIL, Presidência da Republica. Política nacional de educação especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida. Decreto n°10.502, de 30 de setembro de 2020.

CARVALHO, Rosita Édler. Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Editora Meditação, 2008.

CHAUVIÈRE, Michel. Naissance et conséquences d’un nouveau référentiel pour l'action publique. In BARRAL, Catherine; PATERSON, Florence; STIKER, Henri-Jacques; CHAUVIÈRE, Michel (Orgs.). L’institution du handicap: le rôle des associations. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2000, p. 245-249.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa. (Fundação Carlos Chagas, São Paulo), n. 116, jul. 2002, pp. 245-262.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Réflexions sur les principes juridiques de l’éducation inclusive au Brésil. Égalité, droit à la différence, équité. Recherche et formation pour les professions de l’éducation. n. 61, 2009, p. 41-53.

CHARLOT, Bernard. Educação ou barbárie? Uma escola para a sociedade contemporânea. São Paulo: Cortez editora, 2020 [Education ou barbarie. Pour une anthropo-pédagogie contemporaine. Paris: Economica/Anthropos, 2020].

EBERSOLD, Serge. Autour du mot « Inclusion». Recherche et formation pour les professions de l’éducation, n. 61, 2009, p. 71-83.

EBERSOLD, Serge; PLAISANCE, Éric; ZANDER, Christophe. Ecole inclusive pour les élèves en situation de handicap: accessibilité, réussite scolaire et parcours individuels. Rapport de Conférence de comparaisons internationales. Paris: Conseil national d’évaluation du système scolaire-CNESCO, 2016.

EBERSOLD, Serge (Org). Accessibility or Reinventing Education. London: ISTE / Wiley Editions, 2020.

EUROPEAN AGENCY FOR DEVELOPMENT IN SPECIAL NEEDS EDUCATION. Teacher Education for Inclusion: profile of inclusive teachers. Odense, Denmark: European Agency for Development in Special Needs Education, 2012.

FIGUEIREDO, Rita Vieira de; BONETI, Lindomar Wessler; POULIN, Jean-Robert (Orgs.). Novas luzes sobre a inclusão escolar. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

FORQUIN, Jean-Claude. Les sociologues de l’éducation américains et britanniques: Présentation et choix de textes. Bruxelles : De Boeck et Larcier, 1997.

FORQUIN, Jean-Claude. Sociologie du Curriculum, Rennes : Presses Universitaires de Rennes, 2008.

GARDOU, Charles. La société inclusive, parlons-en! Il n’y a pas de vie minuscule. Toulouse: Erès, 2012 [em português: A sociedade inclusiva. Falemos dela! Nao há vida minúscula. Belo Horizonte: Editora UFMG-Fino Traço Editora, 2018].

GIDDENS, Anthony. Sociologia, Porto Alegre: Artmed, 2005 [Sociology, Oxford: Blackwell Publishing, 2001].

ISAMBERT-JAMATI Viviane. Les savoirs scolaires. Enjeux sociaux des contenus d’enseignement et de leurs réformes, Paris : Éditions universitaires, 1988.

KRON, Maria; PLAISANCE Éric (Orgs). Grandir ensemble: l’éducation inclusive dès la petite enfance. Suresnes: Institut National Supérieur de Formation et de Recherche pour L’éducation des Jeunes Handicapés et les Enseignements Adaptés (INSHEA), 2012.

KRON, Maria; SERRANO, Ana Maria; AFONSO, Joana Lima (Orgs). Crescendo juntos. Passos para a inclusão na educação da infância. Porto: Porto Editora, 2014.

KUPFER, Maria Cristina; PATTO, Maria Helena Souza; VOLTOLINI Rinaldo (Orgs). Práticas inclusivas em escolas transformadoras: acolhendo o aluno-sujeito, São Paulo: Editora Escuta, 2017.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. Figuras do infantil: A Psicanálise na vida cotidiana com as crianças. Petrópolis: Vozes, 2010.

LAJONQUIERE, Leandro de. Pour que l’éducation soit au rendez-vous dans l’inclusion scolaire, Psychologie clinique, n.50, 2020, p.25-35. [Numero special sous la direction de Ilaria Perone, Enjeux d’inclusion à l’école : regards psychanalytiques].

MANGEZ, Eric; LIENARD, Georges. Sociologie du curriculum In van ZANTEN, Agnès, Dictionnaire de l’éducation, Paris: PUF, 2008, p. 103-107.

MICHAILAKIS, Dimitris; REICH, Wendelin. Dilemmas of Inclusive Education. Alter: Revue européenne de recherche sur le handicap. vol. 3, n. 1, 2010, p. 24-44. DOI: https://doi.org/10.1016/j.alter.2008.10.001.

MILMANN Elaine. Eixos para as flexibilizações curriculares no contexto da educação inclusiva. In KUPFER, Maria Cristina; PATTO, Maria Helena Souza; VOLTOLINI Rinaldo (Orgs), Práticas inclusivas em escolas transformadoras: acolhendo o aluno-sujeito, São Paulo: Editora Escuta, 2017, p.221-230.

NABUCO, Maria-Eugenia. Práticas institucionais e inclusão escolar. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, 2010, p. 63-74.

NEVES RODRIGUES, Libéria; RAHME FARID, Monica; FERREIRA JATOBA MERCES da ROCHA, Carla. Política de Educação Especial e os desafios de uma perspectiva inclusiva. Educação e Realidade. vol. 44, n. 1, 2019 p. 1 - 21.

PELLETIER, Liliane. Le concept d’inclusion et ses défis. Ressources, n. 22, 2020 p.10-29.

PEREZ, Jean-Michel; ASSUDE, Teresa (Orgs.). Pratiques inclusives et savoirs scolaires, Nancy: Éditions universitaires de Lorraine, 2013.

PERRENOUD, Philippe. Métier d’élève et sens du travail scolaire. Paris: ESF, 1994.

PERRENOUD, Philippe. Formar professores em contextos sociais em mudança. Prática reflexiva e participação crítica, Revista Brasileira de Educaçao, n°12, 1999, p.5-21.

PERRENOUD, Philippe. Ensinar: Agir na urgência, decidir na incerteza. Saberes e compêtencias em uma profissão complexa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil. Gênese crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

PLAISANCE, Éric. L’enfant, la maternelle, la société. Paris: Presses Universitaires de France, 1986.

PLAISANCE, Éric. Da educação especial à educação Inclusiva: esclarecendo as palavras para definir as práticas. Educação, v.38, n.2, 2015, p.231-238.

PLAISANCE, Éric. Os desafios da educação inclusiva e o mal estar na educação, In: VOLTOLINI, Rinaldo (Org). Retratos do mal-estar contemporâneo na educação. São Paulo: Editora Escuta Ltda, 2014, p. 23-42.

PLAISANCE, Éric. A educação inclusiva, gênese e expansão de uma orientação educativa: o caso francês. In FERREIRA, Carla Mercês da Rocha Jatobà; DINIZ Margareth; FERRAZ, Claudia Itaborahy (Orgs). As diferenças transitam na escolas. Jundai: Paco Editorial, 2016, p. 111-129.

PLAISANCE, Éric. Quais são as práticas inclusivas de educação no mundo contemporâneo? Análises críticas e perspectivas de ação”. In KUPFER, Maria Cristina; PATTO, Maria Helena Souza; VOLTOLINI Rinaldo (Orgs), Práticas inclusivas em escolas transformadoras: acolhendo o aluno-sujeito, São Paulo:Editora Escuta, 2017, p.229-246.

PLAISANCE, Éric. Não estamos preparados para isso !” Educação inclusiva e formação de professores, In VOLTOLINI, Rinaldo (Org).Psicanálise e formação de professores. Antiformação docente, São Paulo: Zagodoni Editora, 2018, p.111-124.

PLAISANCE, Éric. The Reconfiguration of the Teacher Profession within the Dynamics of Accessibility In: EBERSOLD, Serge (Org). Accessibility or Reinventing Education. Chap 7, London: ISTE / Wiley Editions, 2020.

PRINZ, Antoine. L’inclusion : clarification d’un champ notionnel, Mots. Les langages du politique, n.122 | 2020. DOI : https://doi.org/10.4000/mots.26180.

RAHME, Mônica Maria Farid. Inclusion et internationalisation des droits à l‘éducation: les expériences brésilienne, nord-américaine et italienne. La nouvelle revue de l’adaptation et de la scolarisation, n. 64, 2013, p. 223-240.

ROCHEX, Jean Yves. Décrire et analyser la production des inégalités scolaires : l'apport de la sociologie de Basil Bernstein, Perspectiva, Florianópolis, v. 38, n. 3, 2020 p. 01-22. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e70071.

RODRIGUES, David (Org). Perspectivas sobre a inclusão: de educação à sociedade. Porto: Porto Editora, 2003.

SANTANA PAINAUD Keyla; KOHOUT-DIAZ Magdalena. Análise sobre a implantação da política inclusiva na França e no Brasil: impactos das orientações supranacionais e efeitos sobre a gestão escolar, Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 32, 2019, p. 44-58.

SCHÖN, Donald. The Reflective Practionner. Nova York: Basic Books, 1983.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In NOVOA Antonio (Org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992, p.77-92.

SILVA, Kelly Cristina Brandao da. Educação inclusiva. Para todos ou para cada um? Alguns paradoxos (in)convenientes, São Paulo: Escuta/Fapesp, 2016.

THOMAZET, Serge. L’intégration a des limites, pas l’école inclusive. Revue des Sciences de l’Éducation, vol 34, n.1, 2008, p.123-139.

UNESCO. Déclaration de Salamanque sur les Principes, les Politiques et les Pra- tiques en Matière d’Éducation et de Besoins Educatifs Spéciaux, 1994.

UNESCO. Promoting Inclusive Teacher Education. Advocacy Guides, Paris: Unesco, 2013.

UNESCO. L’éducation inclusive: une formation à inventer. Actes du colloque international. Paris: UNESCO, 17-18 octobre 2013. UNESCO, 2014.

UNESCO. Inclusion and education: all means all. Global Education Monitoring Report. Paris: Unesco, 2020 a.

UNESCO. Towards Inclusion in Education, Paris: Unesco, 2020 b.

VALLE, Ione Ribeiro. Sociologia da educação: Curriculo e saberes escolares. Florianopolis : Editora UFSC, 2011.

VOLTOLINI, Rinado (Org.). Retratos do Mal-Estar Contemporâneo na Educação. São Paulo: Editora Escuta Ltda., 2014.

VOLTOLINI, Rinaldo. Formação de professores e psicanalise. In KUPFER, Maria Cristina; PATTO, Maria Helena Souza; VOLTOLINI Rinaldo (Orgs), Práticas inclusivas em escolas transformadoras: acolhendo o aluno-sujeito, São Paulo: Editora Escuta, 2017, p. 71-188.

VOLTOLINI R. (Org). Psicanálise e formação de professores. Antiformação docente, São Paulo: Zagodoni Editora, 2018.

VOLTOLINI, Rinaldo. Interpelações Éticas à Educação Inclusiva. Educação e Realidade. vol. 44, n. 1, 2019, p. 1-8.

YOUNG Michael. Towards a Sociological Approah of the Curriculum, Thesis, University of Essex, 1967.

YOUNG Michael. Knowledge and Control: New Directions for the Sociology of Education. London: Collier-Macmilan, 1971.

YOUNG Michael. The Curriculum of the Future. From the ‘New sociology of Education” to a Critical Theory of Learning. London: Falmer Press, 1998.

Downloads

Publicado

23-03-2021

Como Citar

PLAISANCE, E. . UM CURRÍCULO INCLUSIVO É POSSIVEL?. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–16, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.58096. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/58096. Acesso em: 3 jun. 2023.