UM CURRÍCULO INCLUSIVO É POSSIVEL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.58096

Palavras-chave:

Inclusão, Sociologia do Currículo, Educação da Primeira Infância, Currículo Inclusivo, Professor Inclusivo

Resumo

Atualmente, o vocabulário da inclusão se aplica espontaneamente, com maior frequência, às pessoas e aos grupos humanos bem mais do que entre as coisas a incluir. No contexto internacional,  a declaração de Salamanca, de 1994, abriu o caminho para a evolução dessas concepções educativas inclusivas para as crianças com necessidades particulares, em oposição à educação especial. Já em 2020, os relatórios da UNESCO inauguram uma outra etapa, que passa a valorizar o conjunto dos aprendizes em sua diversidade. A sociologia britânica do curriculum distingue tipos diferentes de curriculum: formal, real, oculto. Nesse artigo, utilizamos essas categorias para analisar os resultados de uma pesquisa europeia sobre a educação inclusiva desde a primeira infância. A observação detalhada da situação educativa num jardim de infância de Paris mostra a existência de um currículo real flexível, que permite uma improvisação educativa aberta à diversidade das crianças. Tais orientações curriculares inclusivas acarretam o desenvolvimento de um novo perfil de professor inclusivo. 

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Biografia do Autor

Eric Plaisance, l'Université Paris Descartes (Faculté des Sciences Humaines et Sociales - Sorbonne), França.

Doutorado em Letras e Ciências Humanas pela Universidade Paris-Descartes, Professor Emérito da Universidade Paris Descartes.

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Publicado

23-03-2021

Como Citar

PLAISANCE, E. . UM CURRÍCULO INCLUSIVO É POSSIVEL?. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–16, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.58096. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/58096. Acesso em: 18 dez. 2024.