SEM SEPARAR-ME DA VIDA

o estágio curricular em Educação Física como experiência-limite

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v14i3.60192

Palavras-chave:

Estágio, Formação de professores, Educação Física

Resumo

O estágio é um elemento curricular central nos processos de fabricação e manutenção das identidades docentes. Ancorado em um relato produzido por um aluno de estágio supervisionado do curso de Educação Física de uma universidade pública, este artigo objetiva discutir os jogos de força que atravessam o estágio e apontar possibilidades outras de leitura e escrita dessa prática. Partindo de uma revisão que aponta para as mudanças no sentido do termo, o texto propõe a ressignificação do estágio a partir da noção de transgressão de Michel Foucault. Encarado como ação transgressora, que não se resume ao assujeitamento profissional dentro de uma ordem político-discursiva estabelecida, o estágio pode possibilitar a superação dos limites traçados, configurando-se como experiência-limite.

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Biografia do Autor

Mário Luiz Ferrari Nunes, Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor do Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Samuel Ribeiro dos Santos Neto, Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

Mestre em Educação Física e Doutorando em Educação na Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

NUNES, M. L. F.; SANTOS NETO, S. R. dos . SEM SEPARAR-ME DA VIDA: o estágio curricular em Educação Física como experiência-limite. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–15, 2021. DOI: 10.15687/rec.v14i3.60192. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/60192. Acesso em: 18 dez. 2024.