EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
Tensões ideológico-culturais e socioeconômicas e possibilidades de resistência
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.64488Palavras-chave:
Educação escolar, Reforma curricular, Contexto ideológico-culturalResumo
O ensaio aqui apresentado traz um exercício teórico-reflexivo que aborda a educação básica e a escola brasileira contemporânea sob a perspectiva do contexto ideológico, cultural, social e econômico. Apoiando-se na literatura, tece uma crítica a ideologias que permeiam decisões acerca dos sistemas de ensino, influenciando a identidade escolar, as reformas curriculares e o projeto de sociedade a ser construída (ou conservada) com base na educação oferecida às novas gerações. Apesar das perspectivas preocupantes, entretanto, existem possibilidades de resistência que devem ser exploradas e levadas adiante por aqueles que se dedicam a construir uma educação emancipadora, com vistas à equidade de oportunidades e à transformação ideológico-cultural e socioeconômica da sociedade brasileira.
Downloads
Métricas
Referências
CAPRA, Fritjof. A teia da vida. Tradução de Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix, 1997.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: do conhecimento à política. In: CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo. A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Tradução de Roneide Venancio Majer e Klauss Brandini Gerhardt. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2006, p. 17-30.
CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. 7 educadores brasileiros fundamentais para compreender a educação integral. Da Redação, 03 jan. 2017. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/7-educadores-brasileiros-fundamentais-compreender-educacao-integral. Acesso em: 07 out. 2022.
CUNHA JUNIOR, José Eustáquio Rodrigues. Os desafios da BNCC e o novo ensino médio: rumo a uma formação aligeirada. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência do Ensino Superior) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Ipameri, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1926. Acesso em: 07 out. 2022.
FUJITA, Elza Tie; FRANCO, Sandra Aparecida Pires. Leitura literária: saberes docentes e formação de professores. Reunião Científica Regional da ANPED – Educação, movimentos sociais e políticas governamentais, UFPR, Curitiba, 24-27 jul. 2016. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/EIXO6_ELZA-TIE-FUJITA-SANDRA-APARECIDA-PIRES-FRANCO.pdf. Acesso em: 07 out. 2022.
LAMOSA, Rodrigo et al. Classe dominante e educação em tempos de pandemia: uma tragédia anunciada. Parnaíba: Editora Terra sem Amos, 2020.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2003.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
MORIN, Edgar. Educação e cultura. Seminário Internacional de Educação e Cultura, SESC Vila Mariana, São Paulo, ago. 2002. Disponível em: https://edgarmorin.sescsp.org.br/categoria/palestra/1-educacao-e-cultura. Acesso em: 07 out. 2022.
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; COSTA Cleide Jane de Sá Araújo. A cultura digital no cotidiano das crianças: apropriação, reflexos e descompassos na educação formal. EDUCAÇÃO, v. 6, n. 3, p. 135-146, 2018. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p135-146. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4117. Acesso em: 07 out. 2022.
RUY, Rosimari; KERBAUY, Maria Teresa Miceli; BELDA, Francisco Rolfsen. Paradigmas enredados: visões contemporâneas sobre a sociedade planetária na era digital. In: MARASSI, Alessandra Barros; ANTUNES, Janaína Quintas (Org.). Encontro Virtual da Associação Brasileira de Cibercultura, 2. Novos letramentos, apropriação das tecnologias e o ciberespaço como construção coletiva: anais do II Encontro Virtual da ABCiber [recurso eletrônico]. São João da Boa Vista: UNIFAE, 2021. Disponível em: https://abciber.org.br/simposios/index.php/virtualabciber/virtual2021/paper/view/1579. Acesso em: 07 out. 2022.
RUY, Rosimari. Repensando a educação escolar no contexto da cibercultura: reflexões e potencialidades. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 05, ed. 08, vol. 11, p. 17-26, ago. 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/repensando-a-educacao. Acesso em: 07 out. 2022.
SAVIANI, Demerval. A Pedagogia histórico-crítica e a educação escolar. In: SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 32 ed. Campinas: Autores Associados, 1999, p. 75-88.
TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; BELTRÃO, José Arlen. Destruição de forças produtivas e o rebaixamento da formação da classe trabalhadora: o caso da reforma da BNCC do ensino médio. Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador, v. 11, n. 1, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v11i1.32000. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/32000. Acesso em: 07 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.