EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA

Tensões ideológico-culturais e socioeconômicas e possibilidades de resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.64488

Palavras-chave:

Educação escolar, Reforma curricular, Contexto ideológico-cultural

Resumo

O ensaio aqui apresentado traz um exercício teórico-reflexivo que aborda a educação básica e a escola brasileira contemporânea sob a perspectiva do contexto ideológico, cultural, social e econômico. Apoiando-se na literatura, tece uma crítica a ideologias que permeiam decisões acerca dos sistemas de ensino, influenciando a identidade escolar, as reformas curriculares e o projeto de sociedade a ser construída (ou conservada) com base na educação oferecida às novas gerações. Apesar das perspectivas preocupantes, entretanto, existem possibilidades de resistência que devem ser exploradas e levadas adiante por aqueles que se dedicam a construir uma educação emancipadora, com vistas à equidade de oportunidades e à transformação ideológico-cultural e socioeconômica da sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Rosimari Ruy, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e Doutoranda em Educação Escolar pela mesma instituição.

Vitor Machado, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professor Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Francisco Rolfsen Belda, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Brasil.

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo e Professor da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

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Publicado

08-04-2023

Como Citar

RUY, R.; MACHADO, V.; BELDA, F. R. EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: Tensões ideológico-culturais e socioeconômicas e possibilidades de resistência. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–7, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.64488. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64488. Acesso em: 18 dez. 2024.