PROPOSTA DIDÁTICA PARA O POVO KANELA/MEMORTURÉ
abordagem interdisciplinar a partir de um tema gerador do componente curricular Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.65481Palavras-chave:
Escola indíena. Currículo. Interdisciplinaridade.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir o documento curricular da educação escolar indígena e também apresentar uma proposta pedagógica para o ensino na aldeia Escalvado do povo Kanela/memortunré, (MA). A partir do componente curricular Língua Portuguesa e da utilização dos temas geradores/contextuais propostos na pedagogia de Paulo Freire(1976,1978), e Pimentel da Silva (2018, 2019,2020). Trata-se de um trabalho analítico descritivo desenvolvido por meio da pesquisa ação, com abordagem qualitativa. Para isso será feita uma reflexão/discussão sobre o tipo de bilinguismo presente no processo de escolarização do povo Kanela/Memortumré, e do espaço da língua portuguesa nesse ensino, apontando alguns encaminhamentos para a prática do bilinguismo epistêmico.
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