A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

um parâmetro dos conteúdos físicos e astronômicosnas orientações dos documentos oficiais do estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.66224

Palavras-chave:

Ensino de Física, Análise curricular, Pesquisa documental, Orientações educacionais

Resumo

O ensino de Física na Educação Básica tem sido longamente discutido na bibliografia recente e pretérita. Pesquisadores têm divulgado a evolução dos currículos escolares e discorrido sobre a forma que essa disciplina e seus conceitos foram incluídos na grade curricular ao longo dos anos. Recentemente pudemos observar novas alterações nesta organização, em detrimento da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a publicação de novos documentos orientadores para a elaboração dos currículos escolares. Assim, este trabalhou objetivou a comparação das orientações presentes nos documentos oficiais para a Educação Básica no que se refere ao ensino de conceitos físicos no âmbito do Ensino Fundamental II. Para tanto analisamos o documento que representa as antigas orientações do Estado do Paraná, as Diretrizes Curriculares Estaduais, e o novo documento, representado pelo Currículo da Rede Estadual Paranaense. A pesquisa classifica-se como um estudo documental qualitativo e revelou que houve um aumento dos conceitos físicos presentes no currículo de referência nos últimos anos, além de indicar que as estratégias de ensino permanecem, em sua maioria, as mesmas. Algo comum nos dois documentos é a indicação da contextualização do conhecimento como elemento essencial para o alcance dos objetivos de aprendizagem listados.

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Biografia do Autor

Leonardo Deosti, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá e doutorando pela mesma instituição.

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e professor pela mesma instituição.

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Publicado

13-09-2023

Como Citar

DEOSTI, L.; NEVES, M. C. D. . A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um parâmetro dos conteúdos físicos e astronômicosnas orientações dos documentos oficiais do estado do Paraná. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1–17, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i3.66224. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/66224. Acesso em: 8 dez. 2024.