UM OLHAR PARA AS NORMAS SOBRE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.66749Palavras-chave:
Computação, Formação de professores, Hermenêutica, Educação Matemática, Ensino MédioResumo
Neste artigo direcionamos nosso olhar para as Normas sobre Computação na Educação Básica. Sendo uma pesquisa qualitativa de análise documental, onde assumiremos a hermenêutica como um modo ontológico da compreensão, para assim, identificar o que subentende-se na normativa e quais as suas inferências para a formação de professores. Ao discutirmos para além da palavra e do sentido imediato dos verbos destacados nas competências e habilidades, evidenciamos que estes precisam ser vislumbrados para além da pedagogia das competências, pois indicam muito mais do que pode ser percebido. É preciso, por parte do professor, compreender a profundidade das ações requeridas pelas competências expostas na normativa.
Downloads
Métricas
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 2. ed. – São Paulo: Mestre Jou, 1982.
AGIR. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em: https://www.dicio.com.br/agir/. Acesso em: 29/09/2022.
ALVES, M. A. Da hermenêutica filosófica à hermenêutica da educação. ActaScientiarum. Education, v. 33, n. 1, p. 17-28, 23 maio 2011. Disponível em: doi:https://doi.org/10.4025/actascieduc.v33i1.11265. Acesso em: 26/01/2023. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v33i1.11265
ANALISAR. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em: https://www.dicio.com.br/analisar/. Acesso em: 29/09/2022.
ARAUJO, R. M. de L. As referências da pedagogia das competências. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 22, n. 02, p. 497-524, jul./dez. 2004. Disponível em: http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectivas.html. Acesso em: 21/01/2023.
BRANCO, E. P.; BRANCO, A. B. de G.; IWASSE, L. F. A.; ZANATTA, S. C. BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades? Debates em Educação, v. 11, n. 25, p. 155-171, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p155-171. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7505 . Acesso em: 30 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p155-171
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, DF: MEC 2018. Acesso em:15 de abril de 2022. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.
BRASIL, Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003. Institui a Política Nacional do Livro. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2003/lei-10753-30-outubro-2003-497306-publicacaooriginal-1-pl.html#:~:text=Institui%20a%20Pol%C3%ADtica%20Nacional%20do%20Livro. Acesso em: 24/01/2023.
BRASIL. Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10260.htm#:~:text=LEI%20No%2010.260%2C%20DE%2012%20DE%20JULHO%20DE%202001.&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20o%20Fundo%20de,Superior%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 24/01/2023.
BRASIL. Lei nº 9.448, de 14 de março de 1997. Transforma o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP em Autarquia Federal, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9448.htm. Acesso em 24/01/2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Processo Nº 23001.001050/2019-18.
BRASIL. LEI Nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. Disponível em: https://anec.org.br/legislacao/lei-no-14-533-de-11-de-janeiro-de-2023/ . Acesso em: 31/01/2023.
CCIFUENTES, J. C. Do Conhecimento Matemático à Educação Matemática: Uma “Odisséia Espiritual”. In: (Orgs) CLARETO, S. M.; DETONI, A. R.; PAULO, R. M. Filosofia, Matemática e Educação Matemática: compreensões dialogadas – Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010. 188p (biblioteca Formem)
COMPREENDER. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em: https://www.dicio.com.br/compreender/. Acesso em: 29/09/2022.
CONSTRUIR. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em: https://www.dicio.com.br/construir/. Acesso em: 29/09/2022.
DELIBERALLI, M.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. A Matemática e os sentidos manifestados nas competências específicas e habilidades do Referencial Curricular do Novo Ensino Médio no Paraná. em teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 13, n. 3, p. 235-260, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/254690. Acesso em: 31/01/2023. DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254690
DESENVOLVER. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em: https://www.dicio.com.br/desenvolver/. Acesso em: 29/09/2022.
DUARTE, E. S.; FARIAS, V. G; OLIVEIRA, N. A. O método hermenêutico e a pesquisa na área das ciências humanas. Salão do Conhecimento, 2017. Disponível em: unijui.edu.br
EXPRESSAR. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em: https://www.dicio.com.br/expressar/. Acesso em: 29/09/2022.
FERRATER MORA, J. Dicionario de filosofia. Brasil: Martins Fontes, 1994.
GADAMER, Hans-Georg. O problema da consciência histórica. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV. 2003. 96 p.
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Tradução Marcia Sá Cavalcante Schuback. 13. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
JOSGRILBERG, Rui. Que é hermenêutica. Revista Internacional d’Humanitats, v. 39, 2017.
KRIPKA, R.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. L. Pesquisa documental: considerações sobre conceitos e caraterísticas na pesquisa qualitativa. Atas CIAIQ2015. Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación, v. 2, p. 243-247, 2015. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/252. Acesso em: 21/01/2023.
PALMER, R. E. Hermenêutica. Maria Luísa Ribeiro Ferreira (Trad.). Lisboa: Edições 70, 1969.
PARANÁ. Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná: Formação Geral Básica – Área de Matemática e suas Tecnologias. Curitiba, PR: SEEPR, 2021. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br. Acesso em: 15 de abril de 2022.
PARTILHAR. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em: https://www.dicio.com.br/partilhar/. Acesso em: 29/09/2022.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SEIBT, C. L. A interpretação do sentido do ser heideggeriano em Lévinas. ANALECTA, Guarapuava, Paraná v.11 n. 2 p. 89-102 jul./dez. 2010. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/analecta. Acesso em: 31/01/2023.
SIDI, Pilar de M.; CONTE, Elaine. A hermenêutica como possibilidade metodológica à pesquisa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 4, p. 1942-1954, 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6229841. Acesso em: 30/11/2022. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.9270
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espaço do Currículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.