REENCANTAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
pensar, sentir e querer um currículo utópico
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.66941Palavras-chave:
Reencantamento do mundo, Rudolf Steiner, Pensar, sentir e quererResumo
Neste trabalho o nosso objetivo é demonstrar que o pensamento do filósofo Rudolf Steiner pode ser utilizado, por seus princípios metodológicos, como instrumentos potentes para o reencantamento da prática pedagógica e para a construção de um currículo utópico. Nosso argumento consiste em defender que o professor-estudante deve atuar em sua prática pedagógica, na relação educador-educando, levando em consideração pensar, sentir e querer dos educandos e de si, reencantando seu processo educativo, contribuindo para a construção de um currículo utópico. Concluiu-se que a experiencia vivida como educador proporciona fundamentos para enfrentar os dilemas causados por uma prática orientada pela modernidade racional-desencantada, que considera o ser humano apenas do ponto de vista racional-cognitivo.
Downloads
Métricas
Referências
APPLE, Michael. Educação e poder. 2ª Ed. Trad. Maria Cristina Monteiro. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BACH Jr., Jonas. Fenomenologia de Goethe e Educação: a filosofia da educação de Steiner. Curitiba: Lohengrin, 2019.
CUNHA, Yuri Rodrigues da. Ciência espiritual e pensamento antroposófico goethianístico: um saber decolonial e emancipatório. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 99–114, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6544. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6544. Acesso em: 4 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6544
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
LARROSA, Jose. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga. 4ª Ed. Belo Horizonte: autêntica, 2003.
MOCELLIM, Alan Delezari. Ciência, Técnica e Reencantamento do Mundo. 2014. 243 p. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
MOCELLIM, Alan Delezari. O reencantamento do mundo como crise paradigmática. ANPOCS, 2016.
MORIN, Edgar. Para além do iluminismo. Famecos. n. 26, p. 24 – 28, 2005. Porto Alegre. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4955/495550182003.pdf. Acesso em: 4 mar. 2023.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2005b.
SGARBI, Paulo. Artigo 5. Para uma epistemomagia do cotidiano. P. 1 – P. 19 In: SGARBI, Paulo. Avaliação pensadassentida a partir de uma epistemomagia do cotidiano. 2005. 381p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
STEINER, Rudolf. Teosofia: introdução ao conhecimento suprassensível do mundo e do destino humano. Trad. Daniel Brilhante de Brito. 4. ed. São Paulo: Antroposófica, 1994.
STEINER, Rudolf. O método cognitivo de Goethe: linhas básicas para uma gnosiologia da cosmovisão goetheana. Trad. Bruno Callegaro e Jacira Cardoso. São Paulo: Antroposófica, 2004.
STEINER, Rudolf. Os pontos centrais da questão social: aspectos econômicos, político-jurídicos e espirituais da vida em sociedade. Trad. Jacira Cardoso e Marco Bertalot-Bay. São Paulo: Antroposófica, 2011.
STEINER, Rudolf. O estudo geral do homem: uma base para a pedagógica. Trad. Rudolf Lanz, Jacira Cardoso. 6. ed. São Paulo: Antroposófica, 2018.
STEINER, Rudolf. Fundamentos da arte de educar: valores anímicos-espirituais na Educação e na vida social. 2ª ed. Trad. Paula Toschi Dassie. São Paulo: FEWB, 2018b.
WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. Trad. Leonidas Hegenberg e Octany Silveira da Mota. 14ª Ed. São Paulo: Cultrix, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.