ANDARILHAR PELOS GUETOS CURRICULARES

éticas, estéticas, poéticas nos ‘espaçostempos’ das cidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67277

Palavras-chave:

Artefatos curriculares, Cidades, Cotidianos escolares

Resumo

Este artigo tem por interesse apresentar parte dos resultados de um projeto realizado com crianças matriculadas em uma instituição pública de ensino no Estado do Rio de Janeiro. Considerando a escola como o ‘espaçotempo’ de ‘fazerpensar’ com as crianças  diversas formas de ser e estar no mundo, sendo atravessados pelas poéticas dos guetos, pelo gingado das ruas, pelas artes dos centros e das periferias. Nesse caminho, este estudo visa desenvolver uma relação de pertencimento com a cidade onde a escola está situada, a partir de conversas, fotografias, desenhos, passeios, buscaremos (re)conhecer lugares, identificando suas características culturais, éticas, poéticas, estéticas e sociais, buscando articulações entre nossas vivências na cidade. Os resultados indicam que os estudantes desenvolveram relação de pertencimento estabelecendo outros vínculos com o lugar onde moram a partir das situações partilhadas nas andanças pela cidade. 

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Biografia do Autor

Rafaela Rodrigues da Conceicao, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e doutoranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maristela Petry Cerdeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná e doutoranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Cecília Sousa de Castro, Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

31-08-2023

Como Citar

CONCEICAO, R. R. da; CERDEIRA, M. P. .; CASTRO, M. C. S. de. ANDARILHAR PELOS GUETOS CURRICULARES: éticas, estéticas, poéticas nos ‘espaçostempos’ das cidades. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–14, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i2.67277. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/67277. Acesso em: 4 dez. 2024.