EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS, CRIAÇÕES CURRICULARES E NARRAÇÕES COTIDIANAS DE VIDAPESQUISAFORMAÇÃO
Palavras-chave:
Currículos, Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, Cotidianos escolaresResumo
O estudo em pauta se tece em um processo de dar a ver as experiências artísticas e estéticas com os cotidianos escolares, a partir da narração de histórias docentes, fruto de três pesquisas de doutorado em educação desenvolvida pelos(as) professores(as) pesquisadores(as) em diálogo com seus pares e alunos(as), durante o período da pandemia da Covid-19. Trata-se da narração de três teses produzidas em pesquisaformação narrativa (auto)biográfica em educação que se compõe com artes reveladas em escritas poéticas de si e com imagens fotográficas, desenhos, pinturas, música e outros registros estéticos produzidos em diferentes espaçostempos escolares e da vida professoral. Os objetivos propõem-se a compreender as implicações das narrativas do cotidiano escolar na contribuição de aprendizagens e conhecimento curriculares de vidapesquisaformação professoral, assim como refletir acerca da tessitura de experiências artístico-estéticas com a narração de histórias na (re)invenção de outros mundos possíveis no cotidiano docente. As pesquisas evidenciaram modos outros de aprender, saber, conhecer e produzir conhecimentos plurais, diversos e pautados na emoção, sensibilidade e dimensões artísticas e estéticas, que romperam com formas clássicas de produção de saberes, em uma perspectiva contra-hegemônica.
Downloads
Referências
ALVES, Nilda. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 23, p. 62-74, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/drzj7WstvQxKy7t5GssT4mk/?lang=pt. Acesso em: 22 out. 2023.
ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Ensinar e aprender/“aprenderensinar”: o lugar da teoria e da prática em currículo. In: LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. p. 61-73.
BENJAMIN, Walter. O narrador. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 8.ed São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 213-240.
BENJAMIN, Walter. A arte de contar histórias. Tradução: Georg Otte, Marcelo Backes e Patrícia Lavelle. 1.ed. São Paulo: Hedra, 2018.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788575114698. Acesso em: 27 mai. 2024.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica: trajetórias e tessituras teórico-metodológicas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; CUNHA, Jorge Luiz da; BÔAS, Lúcia Villas (Orgs.). Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epistêmico-metodológicos. Curitiba: CRV, 2018. p. 65-81.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. 19. ed. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
DELMONDES, Marina de Oliveira. Escrevinhações-curriculantes por saraivadas po-éticas. 2022. 298f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_16762_TESE%20DE%20DOUTORADO%20Final-%20Marina%20de%20Oliveira%20Delmondes%20%281%29.pdf. Acesso em: 21 out. 2023.
DELMONDES, Marina de Oliveira; FERRAÇO, Carlos Eduardo. Por uma poética curricular com os cotidianos escolares. Revista Espaço do Currículo (Online), João Pessoa, v.16, n. 2, p.1-12, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/67133/38096. Acesso em: 21 out. 2023.
EMILIÃO, Soymara Vieira. Vida de professora: currículos como romance em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. 2022. 181f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/18203. Acesso em: 21 out. 2023.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Fios de memórias... Sobre possibilidades de escritas de si e invenção de mundos... Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e75205, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75205/43523. Acesso em: 22 out. 2023.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio, Júlia Ferreira; revisão Maria da Conceição Passeggi, Marie-Christine Josso. 2. ed. rev. e ampl. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
LINHARES, Célia. Experiências instituintes na educação pública? Alguns porquês dessa busca. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 139–160, 2007. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5192. Acesso em: 01 mar. 2024.
MORAIS, Joelson de Sousa. Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes. 2022. 259f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2022. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1237977. Acesso em: 22 out. 2023.
MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação. Revista educação e cultura contemporânea, v. 18, n. 54, p. 182–201, 2021a. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/8907/47967858. Acesso em: 22 out. 2023.
MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Encontro consigo e com o outro: tecendo subjetividades em narrativas de uma pesquisaformação na pandemia. Caderno de Letras, Pelotas, n. 40, p. 221-236, 2021b. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20697/13492. Acesso em: 05 abr. 2024.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis, RJ: DP et alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Da modernidade desencantada aos reencantamentos possíveis: as criações curriculares cotidianas e seus encantamentos. Revista Espaço do Currículo (Online), João Pessoa, v.16, n. 2, p.1-18, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/67235/38225. Acesso em: 20 out. 2023.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador
Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 93-113, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018/5528. Acesso em: 21 out. 2023.
PEREIRA, Marcos Vilela. O limiar da experiência estética: contribuições para pensar um percurso de subjetivação. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 1 (67), p. 183-195, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/sQFMpDZ3pfqhFYjwQVmLVQL/abstract/?lang=pt . Acesso em: 22 out. 2023.
RICOEUR, Paul. O si-mesmo como outro. Tradução: Ivone C. Benedetti. 1ª.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Tradução Artur Morão. Edições 70: Lisboa, 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, ciência e arte: diálogos com Oliver Sacks. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.21, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59921/41861. Acesso em: 18 out. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.