ENTRE CENAS, POEMAS E CANÇÕES
histórias de vida no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.68479Palavras-chave:
Teatro do Oprimido, Pesquisa (Auto)biográfica, Ensino MédioResumo
A implementação do Novo Ensino Médio, proposto pela lei 13.415/2017, tem sido questionada por diferentes segmentos da comunidade escolar. No entanto, acredita-se que durante o processo de luta, por sua revogação, estudantes não podem ficar sujeitos a gambiarras pedagógicas, principalmente nesta etapa de sua formação. Por esta razão, o objetivo deste trabalho é discutir a construção de um arranjo curricular, voltado para um Itinerário Formativo, em Linguagens e suas Tecnologias, aliando os fundamentos do Teatro do Oprimido, sob a perspectiva da pesquisa (auto)biográfica, e das narrativas (autobiográficas). Dessa forma, a partir de processos de biografização, por meio do teatro, da poesia e da música, pode-se compreender o quanto uma formação ética e estética, baseada na fala/escuta em espaços escolares, promovem novas formas de ser e estar no mundo, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes.
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