ENTRE CENAS, POEMAS E CANÇÕES

histórias de vida no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Teatro do Oprimido, Pesquisa (Auto)biográfica, Ensino Médio

Resumo

A implementação do Novo Ensino Médio, proposto pela lei 13.415/2017, tem sido questionada por diferentes segmentos da comunidade escolar. No entanto, acredita-se que durante o processo de luta, por sua revogação, estudantes não podem ficar sujeitos a gambiarras pedagógicas, principalmente nesta etapa de sua formação. Por esta razão, o objetivo deste trabalho é discutir a construção de um arranjo curricular, voltado para um Itinerário Formativo, em Linguagens e suas Tecnologias, aliando os fundamentos do Teatro do Oprimido, sob a perspectiva da pesquisa (auto)biográfica, e das narrativas (autobiográficas). Dessa forma, a partir de processos de biografização, por meio do teatro, da poesia e da música, pode-se  compreender o quanto uma formação ética e estética, baseada na fala/escuta em espaços escolares, promovem novas formas de ser e estar no mundo, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Barbara Rangel Silva, Instituto Federal Fluminense, Brasil.

Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro preto e professora de Artes no Colégio Atlântico Macaé.

Valéria de Souza Marcelino, Instituto Federal Fluminense, Brasil.

Doutora em Ciências Naturais com ênfase em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, professora Titular do Instituto Federal Fluminense.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Trad. Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). A proposta de BNCC do ensino médio: alguns pontos para o debate. 2018. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/anped_contra_bncc_em_para_cne_maio_2018.pdf. Acesso em: 29 out, 2023

ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Ensino Médio: o que as pesquisas têm a dizer? Subsídios para a consulta pública. Seminários ANPEd - Relatório Final. Rio de Janeiro. 2023. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/images/relatorio_finalseminarios_anped_ensino_medio_-_o_que_as_pesquisas_tem_a_dizer_-_aprovado_28-06.pdf. Acesso em: 20 abr, 2024.

BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do Teatro. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

BOAL, Augusto. O Arco-Íris do Desejo: O Método Boal de Teatro e Terapia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Indicadores Educacionais: Taxas de Distorção Idade-Série. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/taxas-de-distorcao-idade-serie. Acesso em: 30 out, 2023.

BRASIL. Lei nº. 9394, de 1996. Brasília DF: Senado, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 30 out, 2023.

BRASIL. Lei nº. 13.415, de 2017. Brasília DF: Senado, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 30 out, 2023.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 523-536, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5JPSdp5W75LB3cZW9C3Bk9c/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 25 maio, 2023.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa Biográfica em Educação. Educação em Revista, v. 27, n. 1, p. 333-346, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/xhw4bbpW3HZkPQZhTtWLcbH/. Acesso em: 25 out, 2023.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.) O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p.17-34.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em: 20 abr, 2024.

KOUDELA, Ingrid Dormien; SANTANA, Arão Paranaguá de. Abordagens Metodológicas do Teatro na Educação. Ciências Humanas em Revista. São Luís, v.3, n.2, p. 145-154, 2005. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Arte/artigos/metodo_teatro.pdf. Acesso em: 31 out, 2023.

LIMA, Ludmilla. Após reforma do ensino médio, alunos têm aulas de 'O que rola por aí', 'RPG' e 'Brigadeiro caseiro'. Jornal O Globo online, Rio de Janeiro, 13 fev, 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/02/aula-de-rpg-ou-de-cuidados-com-o-pet-professores-e-pais-criticam-disciplinas-inusitadas-do-novo-ensino-medio.ghtml. Acesso em: 20 abr, 2024.

MELSERT, Ana Luísa de Marsilllac; BOCK, Ana Mercês Bahia. Dimensão subjetiva da desigualdade social: estudo de projetos de futuro de jovens ricos e pobres. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 3, p. 773-806, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507135302. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3LQrJfXVNBhJBrMWZ8kWSyq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 out, 2023.

MORENO, Jacob Levy. Psicodrama. 12.ed. São Paulo: Cultrix, 1997.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade Narrativa e Poder Auto(trans)formador. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 93-113, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018. Acesso em: 27 mar, 2024.

PINEAU, Gaston. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 329-343, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000200009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/vBbLxwHQHLFnfrS48HYbhxw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 out, 2023.

SANTOS, Bárbara. Teatro do Oprimido Raízes e Asas: uma teoria da práxis. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2016.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SILVA, Lúcia Isabel da Conceição; CORDEIRO, Paula Maíra Alves; EVANGELISTA JÚNIOR, Jorge Martins. Processos de Educação Popular das Juventudes Negras e Periféricas: significados e contribuições da Rede Emancipa de cursinhos populares em Belém - Pará. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 01, p. 57–74, 2022. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13676. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13676. Acesso em: 24 mar, 2024.

SIMÕES, Cassiana Ferreira; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. A relação entre a escolaridade e a pobreza: uma análise das políticas para democratização do acesso ao ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Ensino Superior. Passo Fundo, v. 4, n. 2, p. 21-43, 2018. DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i2.2392. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/REBES/article/view/2392. Acesso em: 27 mar, 2024.

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

SILVA, J. B. R. .; MARCELINO, V. de S. ENTRE CENAS, POEMAS E CANÇÕES: histórias de vida no Ensino Médio. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e68479, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/68479. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua