REFORMA CURRICULAR BRASILEIRA PÓS-2016 E AS REPERCUSSÕES DA LEI 13.415/2017 PARA O ENSINO MÉDIO DO TOCANTINS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71629

Palavras-chave:

Reforma Curricular na Lei nº 13.415/2017, Novo Ensino Médio, Documento Curricular do Tocantins-Ensino Médio (DCT/EM), Repercussões para a formação estudantil

Resumo

Este artigo tematiza a proposta Curricular do Tocantins para o Ensino Médio elaborada com base Lei 13.415/2017 como parte da reforma da educação pós-2016. No estudo que resultou no presente texto indagamos, como ponto de partida, quais as repercussões da referida reforma curricular para o Ensino Médio no estado do Tocantins? O estudo teve por objetivo explicitar as repercussões advindas da reforma pós-2016 expressas na Lei nº 13.415/2017 para Ensino Médio do estado do Tocantins. No desenvolvimento do estudo, assentado na abordagem crítico-dialética, revisitamos estudos críticos e realizamos a pesquisa documental como base para análise e compreensão do problema levantado. O estudo possibilitou compreender que a Proposta Curricular do Tocantins tem potencial para o esvaziamento do currículo, o estreitamento da formação e a realização de um tipo formativo de cunho utilitário e pragmático, além de fortalecer a ideia de antecipação da profissionalização dos estudantes no Ensino Médio. Tal proposta, aparentemente, também fortalece o viés formativo unilateral com foco na profissionalização, o que impõe barreiras à educação de espectro formativo integral, exigindo, assim, a exploração das contradições dos espaços da educação escolar na disputa da formação de perspectiva emancipadora que fortaleça a autonomia dos sujeitos da ação formativa.

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Biografia do Autor

Wanessa Cardoso Gomes, Secretaria Estadual de Educação do Tocantins, Brasil

Mestre em Educação Pela Universidade Federal do Tocantins. Docente da Secretaria Estadual de Educação do Tocantins.

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás e Professor da Universidade Federal do Tocantins

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Publicado

05-12-2024

Como Citar

GOMES, W. C.; CARVALHO, R. F. de. REFORMA CURRICULAR BRASILEIRA PÓS-2016 E AS REPERCUSSÕES DA LEI 13.415/2017 PARA O ENSINO MÉDIO DO TOCANTINS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 3, p. e71629, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i3.71629. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/71629. Acesso em: 16 dez. 2024.