POÉTICAS DO COMBATE
o gesto pedagógico do ataque e da defesa
Palavras-chave:
Arte Marcial, Defesa-Ataque, Gesto PedagógicoResumo
O presente artigo trata dos limites do gesto educativo das artes marciais na contemporaneidade que se dá na relação entre mestres e pupilos. A proposta busca problematizar o gesto da arte marcial, extraindo os exercícios de ataque e defesa do solo categórico para a atmosfera existencial. Neste clima, revelamos a necessidade do tom poético, trabalhado neste texto ao colocarmos em conversa os gestos do corpo vibrátil (Rolnik, 2021), da introvisão (Nietzsche, 1992), do proteiforme (Dorlin, 2020) e, dentre outros, de esquiva (Bey, 2018). Apresenta como objetivo central: compreender as contribuições dos gestos supracitados na direção do gesto pedagógico destituinte invisibilizado nas artes marciais, nos encaminhando para o que nelas se encontra em jogo. O artigo foi construído com apoio do caminho indicativo-formal. Os resultados demonstram a necessidade de um olhar mais sensível a respeito do estado de coma, e da falta de acolhimento deste caminho desterritorializante, onde o gesto primordial do artista marcial é o de exceder fronteiras sociais, pedagógicas, curriculares, humanas ou formativas.
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