POÉTICAS DO COMBATE

o gesto pedagógico do ataque e da defesa

Autores

Palavras-chave:

Arte Marcial, Defesa-Ataque, Gesto Pedagógico

Resumo

O presente artigo trata dos limites do gesto educativo das artes marciais na contemporaneidade que se dá na relação entre mestres e pupilos. A proposta busca problematizar o gesto da arte marcial, extraindo os exercícios de ataque e defesa do solo categórico para a atmosfera existencial. Neste clima, revelamos a necessidade do tom poético, trabalhado neste texto ao colocarmos em conversa os gestos do corpo vibrátil (Rolnik, 2021), da introvisão (Nietzsche, 1992), do proteiforme (Dorlin, 2020) e, dentre outros, de esquiva (Bey, 2018). Apresenta como objetivo central: compreender as contribuições dos gestos supracitados na direção do gesto pedagógico destituinte invisibilizado nas artes marciais, nos encaminhando para o que nelas se encontra em jogo. O artigo foi construído com apoio do caminho indicativo-formal. Os resultados demonstram a necessidade de um olhar mais sensível a respeito do estado de coma, e da falta de acolhimento deste caminho desterritorializante, onde o gesto primordial do artista marcial é o de exceder fronteiras sociais, pedagógicas, curriculares, humanas ou formativas.

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Biografia do Autor

Gelson Antonio Lopes Júnior, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente colaborador da Universidade Federal de Pernambuco.

Renata de Camargo Pinto Rocha Lima, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Jean da Silva Menezes, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

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Publicado

18-03-2025

Como Citar

LOPES JÚNIOR, G. A.; LIMA, R. de C. P. R.; MENEZES, J. da S. POÉTICAS DO COMBATE: o gesto pedagógico do ataque e da defesa. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e68495, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/68495. Acesso em: 30 mar. 2025.

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