PESQUISA, FORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO

reflexões a partir de uma experiência

Autores

  • Ozerina Victor de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7063-6483
  • Imar Domingos Queiroz Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0747-7947
  • Rosana Paula da Silva Nascimento Escola Estadual Benedito Pereira Leite, Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.72325

Palavras-chave:

Formação Docente, Pesquisa-ação, Currículo, Autonomia

Resumo

Pode um exercício de pesquisa configurar emancipação? Sim, pode. Esta é a conclusão a que chegam as autoras deste artigo. Para expor o raciocínio que conduziu a esta conclusão, as autoras descrevem a realização de uma pesquisa-ação; desenvolvem reflexões sobre algumas implicações entre experiência de pesquisa e formação docente; e destacam elementos do processo de emancipação de uma professora, no contexto de formação, em um programa de Pós-graduação stricto sensu. O objetivo é pôr em debate a possibilidade de emancipação e dar visibilidade a uma experiência de pesquisa de uma professora, enxergando-a como visceralmente articulada à formação docente. As descrições, reflexões e destaques se encontram consubstanciados, fundamentalmente, pelas noções de experiência (Henning, 2019; Bondía, 2002), de formação (Monteiro, 2019; 2020) e de autonomia docente (Freire, 1987; 1996), chamando a atenção para a problematização, para a indignação, para o estudo sistemático, para o exercício da reflexão e para as relações horizontais e coletivas, entendidas como decisivas ao processo de emancipação. Ao final, as autoras situam a emancipação, no exercício constante, cotidiano e socialmente referenciado, do trabalho docente, sendo este articulado à formação e à pesquisa. A experiência de pesquisa problematizada e analisada pelas autoras foi apresentada no Painel 5 - Invenções Curriculares para/na Educação do Campo, no XI Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, VII Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa e Práticas Educacionais e IV Simpósio Curricular Regional Nordeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

No metrics found.

Biografia do Autor

Ozerina Victor de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente na Universidade Federal de Mato Grosso.

Imar Domingos Queiroz, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil.

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente na Universidade Federal de Mato Grosso.

Rosana Paula da Silva Nascimento, Escola Estadual Benedito Pereira Leite, Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Docente na Escola Estadual Benedito Pereira Leite - Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso.

Referências

ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan. abr. 2002. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em: 17 nov. 2024.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis: Vozes, RJ, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

HENNING, Leoni Maria Padilha. A Experiência no Mundo Existencial, Segundo Dewey. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.44, n.3, p. 01-21. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/91397. Acesso em: 11 mar. 2024.

MOLINA, Mônica Castagna. Educação do Campo e Pesquisa. Questões para reflexão. Brasil. Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Desenvolvimento Profissional da Docência: sentidos e significados compartilhados em pesquisa narrativa. Didática e Prática de Ensino: diálogos sobre a Escola, a Formação de Professores e a Sociedade. EdUECE - Livro 4 00717, 2019.

MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Entre Experiências e Saberes: narrativas de professoras em exercício nos anos iniciais. Revista do Centro de Ciências da Educação. Florianópolis, [S.l.], v. 38, n. 2, p. 01-21, 2020.

NASCIMENTO, Rosana Paula da Silva. Fazer currículo na educação do campo - uma escola multisseriada como oficina. 2023. 140f. Dissertaçãom (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá-MT, 2024.

OLIVEIRA, Ozerina Victor de; SOUZA, Shirley Cláudia da Silva e; SANTOS, Delvânia A. Góes dos. MOVIMENTO COLETIVO DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO: percursos construídos por um grupo de pesquisa. In: SÁ, Elizabeth Figueiredo de; ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire de; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. (Org.). Memória, Pesquisa e Impacto Social. Cuiabá-MT: Carlini & Caniato, 2021. p.181-193.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PERIPOLLI, Odimar João; ZOIA, Alceu. O Professor das Escolas do Campo: Trabalhador de Múltiplas Jornadas de Trabalho. Revista da Faculdade de Educação [S.l.], v. 22, n. 2, p. 99-114, 2014.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Como Citar

OLIVEIRA, O. V. de .; QUEIROZ, I. D.; NASCIMENTO, R. P. da S. PESQUISA, FORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: reflexões a partir de uma experiência. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e72325, 2025. DOI: 10.15687/rec.v18i1.72325. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/72325. Acesso em: 18 abr. 2025.