Currículo: processo de construção compartilhada

Autores

  • Glória Dutra Escarião
  • Maria Zuleide da Costa Pereira
  • Gabriela Maria dos Santos
  • Daiane da Silva Firino
  • Sawana Araújo Lopes

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i2.9668

Resumo

Nosso trabalho tem como objetivo analisar a relação entre políticas de currículo, formação docente e o espaço da sala de aula, elementos que se imbricam na articulação de um currículo como processo de construção compartilhada, tendo em vista a importância de articular esses eixos temáticos para uma melhor compreensão da vivência escolar. Optamos metodologicamente pela análise das nossas próprias experiências escolares e as investigamos enraizadas nas teorias de Laclau (1996b,2006a, 2005) Freire (1996), Sacristãn (2003), Hall (2003) entre outros, e além disso, realizamos a análise de documentos da ANFOPE que nos servem de parâmetro para uma reflexão de como encontram-se atualmente os Cursos de Formação de Professores para a educação básica. Não apontamos resultados definitivos e sim provisórios, que nos levam à necessidade de uma articulação maior entre as Universidades e as Escolas Públicas, buscando enxergar suas problemáticas para posteriormente através da equipe escolar e comunidade possamos solucioná-las com vistas a uma educação pública de qualidade.

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Publicado

2009-03-01

Como Citar

ESCARIÃO, G. D.; PEREIRA, M. Z. da C.; DOS SANTOS, G. M.; FIRINO, D. da S.; LOPES, S. A. Currículo: processo de construção compartilhada. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 2, 2009. DOI: 10.15687/rec.v3i2.9668. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/9668. Acesso em: 7 dez. 2021.

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