ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS PESQUISAS COM DOCUMENTOS CURRICULARES (nacionais e locais)
escola básica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.30090Palavras-chave:
Escola Básica, Estado do Conhecimento, BDTD, CurrículoResumo
Neste trabalho objetivamos analisar parte de resultados obtidos em dissertação de Mestrado, organizada sobre o exercício de mapeamento de dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação em educação entre 1998 a 2013. Vale destacar, que operamos com dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), identificando aquelas produções que minimamente trouxeram estudos sobre as etapas da educação infantil e ensino fundamental, na perspectiva da recontextualização do discurso ideológico sobre a distribuição de conhecimentos. Para tanto, elegemos como categorias de análise, currículo, Escola Básica, Educação Básica, distribuição de conhecimentos, conhecimento (enquanto construções intelectuais historicamente produzidas pela humanidade), qualidade (inclua-se educação de qualidade, qualidade na educação, entre outras variações de uso encontradas, referentes às relações com o conhecimento) e avaliação. Entre os resultados das análises destacamos o pequeno contingente de trabalhos, que se dedicaram ao estudo da distribuição de conhecimentos, bem como a expressiva desigualdade regional na distribuição de teses e dissertações produzidas. Por fim, a linguagem escolhida na educação não é neutra, pois com ela compreendemos a realidade educacional de uma forma e não de outra, destacamos determinados problemas, tomamos posição diante deles e expressamos nossas intenções.
Downloads
Métricas
Referências
FELDHAUS, D. C. Gestão estratégica e desempenho na educação básica: um estudo multi-caso das escolas catarinenses melhores colocadas na avaliação do IDEB 2009. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em:<https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107317>. Acesso em: 26 nov. 2015.
GONZAGA, N. M. Qualidade da educação: o que dizem os pesquisadores da área e os professores do ensino fundamental. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013. Disponível em:<https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3486>. Acesso em: 26 nov. 2015.
MARQUES, A. R. Neoliberalismo Educativo no contexto do desenvolvimento curricular da Escola Básica (1998- 2013). Dissertação. Campo Grande: UFMS, 2016. 224p.
MATOS, A. M. dos S. Prova Brasil: concepções dos professores sobre a avaliação do rendimento escolar e o ensino de matemática no município de Aracaju (SE). 2012. 158 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2012. Disponível em:< https://bdtd.ufs.br/handle/tede/1800>. Acesso em: 26 nov. 2015.
MATHEUS, D. dos S. O discurso da educação de qualidade nas políticas de currículo. 2013. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UERJ_5e13de2d2c6de33c2900c1094a0b149>. Acesso em: 27 nov. 2015.
MONTEMÓR, M. L. Autoavaliação institucional: dimensões políticas e gestão democrática. 2013. 121 f. Dissertação(Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/SCAR_212a2eeb7e5782c2676d6f8648a30ffd>. Acesso em: 26 nov. 2015.
ROSA, M. B. A inclusão da instituição escola na cultura digital e a construção de novos paradigmas a partir da iniciação científica na educação básica. 2013. 252 f. Tese(Doutorado em Informática na Educação) – Programa de Pós-Graduação em Informática da Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013 Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/80523>. Acesso em: 27 nov. 2015.
SILVA, F. C. T. Observatório de cultura escolar (7): produção de conhecimento sobre currículo para a educação infantil, ensino fundamental e educação especial. Campo Grande: UFMS, Pesquisa em andamento, PROPP, 2013.
SOUZA JÚNIOR, M. B. M. de. A constituição dos saberes escolares na Educação Básica. 2007. 354 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. Disponível em: <http://repositorio.ufpe.br:8080/xmlui/handle/123456789/4144>. Acesso em: 27 nov. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.