O PERFIL DO GESTOR DA ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.32586Palavras-chave:
Gestão democrática, Escola, Gestor escolarResumo
Este artigo resulta de uma atitude reflexiva suportada por um conjunto de considerações que foram surgindo à medida que estudávamos a figura do gestor escolar da escola pública portuguesa, desde o Estado Novo até à atualidade, tentando conhecer quais as terminologias que os diferentes normativos legais impuseram, em simultâneo com os requisitos exigidos para o exercício da função. Nesta breve incursão diacrónica, numa abordagem de caráter, assumidamente, legalista conseguimos percecionar as diferentes políticas educativas que foram enformando o modelo de gestão educativo português, numa clara relação com modelos de gestão de caraterísticas colegiais e democráticas, aos quais o perfil do gestor escolar não seria alheio. Porém, a atual legislação marca um recuo relativamente a esses princípios assumindo a exigência de um órgão unipessoal, com uma configuração próxima da de um técnico de gestão. Palavras-chave: Gestão democrática. Escola. Gestor escolar
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Referências
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