O PERFIL DO GESTOR DA ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.32586

Palavras-chave:

Gestão democrática, Escola, Gestor escolar

Resumo

Este artigo resulta de uma atitude reflexiva suportada por um conjunto de considerações que foram surgindo à medida que estudávamos a figura do gestor escolar da escola pública portuguesa, desde o Estado Novo até à atualidade, tentando conhecer quais as terminologias que os diferentes normativos legais impuseram, em simultâneo com os requisitos exigidos para o exercício da função. Nesta breve incursão diacrónica, numa abordagem de caráter, assumidamente, legalista conseguimos percecionar as diferentes políticas educativas que foram enformando o modelo de gestão educativo português, numa clara relação com modelos de gestão de caraterísticas colegiais e democráticas, aos quais o perfil do gestor escolar não seria alheio. Porém, a atual legislação marca um recuo relativamente a esses princípios assumindo a exigência de um órgão unipessoal, com uma configuração próxima da de um técnico de gestão. Palavras-chave: Gestão democrática. Escola. Gestor escolar

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Biografia do Autor

Maria João Carvalho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

Doutora em Educação na área de especialização de Organização e Administração Escolares pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e professora auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.

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Publicado

28-04-2017

Como Citar

CARVALHO, M. J. O PERFIL DO GESTOR DA ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 82–91, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i1.32586. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i1.32586. Acesso em: 8 nov. 2024.