FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL EM PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.33183

Palavras-chave:

Administração educacional, Escola como organização educativa, Perspetivas normativas e prescritivas, Abordagens analíticas e interpretativas, Meta-investigação

Resumo

A administração educacional constitui na atualidade uma área científica em expansão, com um notável dinamismo investigativo e uma crescente visibilidade social e política. No contexto da realidade portuguesa assistiu-se, nas últimas duas décadas, a um movimento acelerado de criação de cursos de pós-graduação, de incremento da investigação individual e coletiva e de aumento das publicações científicas. A crescente centralidade assumida pelas abordagens sociológicas das organizações educativas, associada ao vasto espólio de investigações e publicações científicas, impulsionou a realização de uma meta-análise a um conjunto alargado de trabalhos produzidos nesta área. Selecionamos para análise 92 dissertações realizadas no âmbito do curso de mestrado pioneiro, e mais antigo no país na área de administração educacional – o mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Administração Educacional da Universidade do Minho. Das principais tendências identificadas, destaca-se: i) a sincronia entre a agenda política, as vivências profissionais e os interesses de pesquisa; ii) a adesão a um certo pluralismo teórico, mobilizando dois ou mais modelos de análise organizacional; iii) o recurso a uma metodologia predominantemente qualitativa, com incidência para o método do estudo de caso; iv) a mobilização de uma meso-abordagem da organização escolar, procurando articular os níveis micro e macro-analíticos. Num plano mais substantivo, este estudo contribuiu ainda para a discussão em torno de alguns dilemas e agendas que, na nossa ótica, intersetam a construção do objeto administração educacional.

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Biografia do Autor

Licínio C. Lima, Universidade do Minho, Portugal.

Doutor em educação pela Universidade do Minho e professor catedrático do Instituto de Educação e Psicologia da Uminho.

Leonor L. Torres, Universidade do Minho, Portugal.

Doutora em Educação pela Universidade do Minho e professora associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

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Publicado

28-04-2017

Como Citar

LIMA, L. C.; TORRES, L. L. FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL EM PORTUGAL. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 29–48, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i1.33183. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i1.33183. Acesso em: 8 nov. 2024.