FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.33183Palavras-chave:
Administração educacional, Escola como organização educativa, Perspetivas normativas e prescritivas, Abordagens analíticas e interpretativas, Meta-investigaçãoResumo
A administração educacional constitui na atualidade uma área científica em expansão, com um notável dinamismo investigativo e uma crescente visibilidade social e política. No contexto da realidade portuguesa assistiu-se, nas últimas duas décadas, a um movimento acelerado de criação de cursos de pós-graduação, de incremento da investigação individual e coletiva e de aumento das publicações científicas. A crescente centralidade assumida pelas abordagens sociológicas das organizações educativas, associada ao vasto espólio de investigações e publicações científicas, impulsionou a realização de uma meta-análise a um conjunto alargado de trabalhos produzidos nesta área. Selecionamos para análise 92 dissertações realizadas no âmbito do curso de mestrado pioneiro, e mais antigo no país na área de administração educacional – o mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Administração Educacional da Universidade do Minho. Das principais tendências identificadas, destaca-se: i) a sincronia entre a agenda política, as vivências profissionais e os interesses de pesquisa; ii) a adesão a um certo pluralismo teórico, mobilizando dois ou mais modelos de análise organizacional; iii) o recurso a uma metodologia predominantemente qualitativa, com incidência para o método do estudo de caso; iv) a mobilização de uma meso-abordagem da organização escolar, procurando articular os níveis micro e macro-analíticos. Num plano mais substantivo, este estudo contribuiu ainda para a discussão em torno de alguns dilemas e agendas que, na nossa ótica, intersetam a construção do objeto administração educacional.
Downloads
Métricas
Referências
BARROSO, João. A formação em administração educacional em Portugal. In: LUÍS, Ana; BARROSO, João; & PINHAL, João (Orgs.). A Administração da Educação: investigação, formação e práticas (pp. 85-104). Lisboa: Fórum Português de Administração Educacional, 1997.
BARROSO, João. A investigação sobre a escola: contributos da administração educacional. Investigar em Educação, Porto, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1, 1, 277-325, 2002.
BOGDAN, Robert C.; Biklen, Sari (1994). Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BUSH, Tony. Theories of Educational Management. Londres: Harper & Row, 1986.
COSTA, Jorge A. A Administração Educacional na Formação de Professores na Universidade de Aveiro: retrospectiva de duas décadas. Administração Educacional, Lisboa, 2, 136-145, 2002.
COSTA, Jorge A. Formação em Administração Educacional: décadas de oitenta e noventa. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2004.
DEROUET, Jean-Louis. Une sociologie des établissements scolaires: les dificultés de construction d’un nouvel objet scientifique. Revue Française de Pédagogie, Lyon, Université de Lyon, 78, 86-108, 1987.
DEROUEt, Jean-Louis. Présentation. Une science de l’administration scolaire est-elle possible? Réflexions autour de la circulation des savoirs entre recherche, politique et administration. Revue Française de Pédagogie, Lyon, Université de Lyon, 130, 5-14, 2000.
DUTERCQ, Yves. Administration de l’éducation: nouveau contexte, nouvelles perspectives. Revue Française de Pédagogie, Lyon, Université de Lyon, 130, 143-170, 2000.
ELLSTRÖM, Per Eric. Four Faces of Educational Organizations. Higher Education, Netherlands, 12, 231-241, 1983.
LIMA, Licínio C. O Ensino e a Investigação em Administração Educacional em Portugal: situação e perspectivas. In: AAVV, Ciências da Educação em Portugal: situação e perspectivas (pp. 91-117). Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1991.
LIMA, Licínio C. Organizações educativas e administração educacional. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Universidade do Minho, 5(3), 1-8, 1992.
LIMA, Licínio C. Construindo um objecto: para uma análise crítica da investigação portuguesa sobre a Escola. In: ESTRELA, Albano; BARROSO, João; FERREIRA, João (Eds.). A Escola, um Objecto de Estudo (pp. 10-28). Lisboa: AFIRSE/FPCE, 1995.
LIMA, Licínio C. Para o estudo do ensino e da formação em administração educacional em Portugal. In: LUÍS, Ana; BARROSO, João; & PINHAL, João (Orgs.). A Administração da Educação: investigação, formação e práticas (pp. 15-54). Lisboa: Fórum Português de Administração Educacional, 1997.
LIMA, Licínio C. Sociologia das Organizações Educativas: contributos para a formação pós-graduada em Administração Educacional. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.). A Gestão da Educação na Sociedade Mundializada (pp. 53-100). Rio de Janeiro: DP & A, 2003.
MAROY, Christian. L'école à la lumière de la sociologie des organisations. Education Formation, 228, 27-50, 1992.
MORGAN, Gareth. Images of Organization. Beverly Hills: Sage, 1986.
SANDER, Benno. Gestão da Educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas: Autores Associados, 1995.
SANDER, Benno. Construindo Pontes de Cooperação Internacional. Brasília: Liber Livro; Intereduc, 2014.
SILVA, Guilherme. Para o estudo da formação em administração educacional: algumas questões iniciais. In: LUÍS, Ana; BARROSO, João; & PINHAL, João (Orgs.). A Administração da Educação: investigação, formação e práticas. Lisboa: Fórum Português de Administração Educacional, 1997. p. 105-120
SILVA, Guilherme. Modelos de Formação em Administração Educacional. Braga: Universidade do Minho, 2006.
TORRES, Leonor L.; LIMA, Licínio C. Research into Educational Management in Portugal: Themes, Focus and Methodologies. Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies (ECPS), Roma, Roma Tre University, 11, pp. 193-205, 2015 doi: 10.7358/ecps-2015-011-torr
TORRES, Leonor L.; LIMA, Licínio C.; PALHARES, José A. (Orgs.). As investigações que se fazem... Rotas de pesquisa e tendências dominantes. In: TORRES, Leonor L.; PALHARES, José A. (Orgs.). Metodologia da Investigação em Ciências Sociais da Educação. Vila Nova de Famalicão: Húmus, 2014. p. 13-38
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.