PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA GESTÃO DO PROJOVEM URBANO EM SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.33368

Palavras-chave:

Escolarização, ProJovem Urbano, Juventudes, Gestão

Resumo

Trata-se de um artigo apresenta como tema central a relação existente entre a teoria e a prática cotidiana, nas ações que envolvem a gestão de um programa de inclusão social que ocorreu em vários municípios do Brasil – o ProJovem Urbano. Destacam-se as ações realizadas no estado de Santa Catarina. Objetiva-se compreender como o PJU foi implementado e quais as suas perspectivas e desafios na gestão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, porém contextualiza-se as vivências cotidianas da equipe gestora do programa no estado. O ProJovem Urbano (PJU) faz parte da Política Nacional de Juventude implantada pelo Governo Federal. O programa ocorreu em vários estados do Brasil, e em Santa Catarina a adesão foi entre os anos de 2008 e 2012. Relata-se as condições de implementação e execução estadual, bem como a descrição de como as ações foram organizadas. Incorpora-se durante toda a escrita às perspectivas e os desafios da gestão de uma política de juventude com essa abrangência. Ressalta-se a importância de políticas de governo como a do PJU, que vinculam dimensões essenciais para a formação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Samira de Moraes Maia Vigano, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora formadora Universidade Aberta do Brasil - UAB no Curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica - EPT. 

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora associado III da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

AQUINO, Luseni. A juventude como foco das políticas públicas. In: AQUINO, Luseni; ANDRADE, Carla; CASTRO, Jorge A. (Org). Juventude e políticas sociais no Brasil. Brasília: IPEA, 2009.

BRASIL. Coordenação Nacional do ProJovem Urbano. Projeto Pedagógico Integrado (PPI) do ProJovem Urbano. Secretaria Nacional de Juventude. Brasília, 2008.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 18/2008. Apreciação do Projeto Pedagógico Integrado e autorização de funcionamento do ProJovem Urbano, 2008b.

BRASIL. Decreto n° 6.629, de 04 de novembro de 2008. Regulamenta o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem, instituído pela Lei no 11.129, de 30 de junho de 2005, e regido pela Lei no 11.692, de 10 de junho de 2008, e dá outras providências. Publicado no DOU de 5.11.2008. 2008c.

BRASIL. Coordenação GT de Avaliação do Programa. Cadernos Temáticos do ProJovem: Dimensão Práticas Docentes. Sistema de Monitoramento e Avaliação. Brasília, 2011.

GIROUX, Henry. Os educadores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

INOJOSA, Rose Marie. Gestão Social Governamental: os novos paradigmas do setor público. 2005. Disponível em: < http://www.sesirs.org.br/conferencia/ conferencia2005/papers/inojosa.pdf >. Acesso em: 14/06/2015.

MORAES, Antonio Carlos de. O projeto neoliberal e o mito do “Estado Mínimo”. Lutas Sociais. N.1, 1996, p. 81-88. Revista do Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais (NEILS) Disponível em: <https://revistas.pucsp.br//index.php/ls/article/view/18807> Acesso em: 07/02/2017.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SPOSITO, Marilia Pontes e CORROCHANO, Maria Carla. A face oculta da transferência de renda para jovens no Brasil. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 17, nº 2, p. 141-172, novembro/2005.

VIGANO, Samira de Moraes Maia. Constituições identitárias no ProJovem Urbano de Santa Catarina: um olhar na docência. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, orientada por LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Florianópolis, 2014.

Downloads

Publicado

28-04-2017

Como Citar

VIGANO, S. de M. M.; LAFFIN, M. H. L. F. PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA GESTÃO DO PROJOVEM URBANO EM SANTA CATARINA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 92–105, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i1.33368. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i1.33368. Acesso em: 18 nov. 2024.