A PEDAGOGIA E A EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES NA UNICENTRO/PARANÁ
uma construção curricular a partir das políticas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v10i2.35144Palavras-chave:
Pedagogia. Pedagogia Social. Espaços escolares e não escolares.Resumo
O artigo contempla historicamente como o curso de Pedagogia veio se adaptando às políticas públicas e as evidências de atendimento às demandas socioculturais. Apresenta a discussão da pedagogia como campo de conhecimento apresentando a concepção da Pedagogia Social como alternativa para atender aos anseios do processo histórico-social-curricular, no qual se insere a educação.
Downloads
Métricas
Referências
AGUIAR, Marcia Angela da S. et all. Diretrizes curriculares do curso de Pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. Educação e Socieddade. Campinas, vol. 27, n. 96 (Especial), p. 819-842, out. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n130/04.pdf>. Acesso em: 28 nov.2013.
BOURDIEU, Pierre. Campo de poder, campo intelectual. Buenos Aires: Montressor/Junga Simbólica, 2002.
______. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
______. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
CALIMAN, Geraldo. Entrevista consedida a Suzete Terezinha Orzechowski. Canoas: 3º Congresso Ibero-Americano de Pedagogia Social e XXIV Seminário Interuniversitário de Pedagogia Social, Entrevista, 19 out. 2011. [A entrevista encontra-sentranscrita nos anexos da tese de doutoramento]
______. Fundamentos teóricos e metodológicos da pedagogia social na Europa (Itália). In: Congresso Internacional de Pedagogia Social, 1., mar. 2006. Anais. São Paulo, 2006.
______. Pedagogia social na Itália. In: SOUZA NETO, João Clemente de et al. (Orgs.). Pedagogia social: contribuições para uma teoria geral da educação social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009. v. 2.
______. Pedagogia social: contribuições para evolução de um conceito. In: SILVA et al. (Orgs.). Pedagogia social: contribuições para uma teoria geral da educação social. São Paulo: Expressão e Arte, 2011. v. 2.
______. Pedagogia Social: seu potencial crítico e transformador. Revista de ciências da educação, UNISAL, Americana, v. 12, n. 23, p. 341-368, 2º semestre 2010.
CARRERAS, Juan Saez; MOLINA, Jose Garcia. Pedagogía social: pensar la educación social como profesión. Madrid: Alianza, 2006.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
______.Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREITAS, Luiz Carlos de. Uma Pós-Modernidade de Libertação: reconstruindo as esperanças. Campinas: Autores Associados, 2005.
GONZALEZ, Mario Viché. Una pedagogía de la cultura: la animación sociocultural. Zaragoza: Certeza, 2006.
______. La animación cibercultural. Zaragoza: Certeza, 2007.
______. La educación sociocultural. Zaragoza: Certeza, 2010.
GUILHERMETTI, Paulo. Educação e sensibilidade. Guarapuava: UNICENTRO, 2007.
GRACIANI, Maria Stela Santos. A pedagogia Social no trabalho com crianças e adolescentes em situação de rua. In: SILVA, Roberto et al. (Orgs.). Pedagogia Social: contribuições para uma teoria geral da educação social. São Paulo: Expressão e Arte, 2011. v. 2.
LIBANEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2003.
______. Pedagogia e pedagogos, para que? São Paulo: Cortez, 1999.
LÓPEZ-HERRERIAS, José Ángel. Educación para una cultura comunitaria: por una identidad metamoderna. Valencia: Nau Libres, 2005.
______. Entrevista concedida a Suzete Terezinha Orzechowski. Universidad Complutense de Madrid, 13 jun. 2012. [A entrevista encontra-sentranscrita nos anexos da tese de doutoramento]
______. Paradigmas y Métodos Pedagógicos para la Educación Social: la praxis pedagógica en educación social. Valencia: Nau Libres, 2000.
______ (Coord.). El educador social: líneas de formación y de actuación. Madrid: Guillermo Mirecki, 1995.
MACHADO, Evelcy Monteiro. Entrevista concedida a Suzete Terezinha Orzechowski. Curitiba, 30 nov. 2011. [A entrevista encontra-se transcrita nos anexos da tese de doutoramento]
______. A pedagogia social: reflexões e diálogos necessários. In: SOUZA NETO; SILVA; MOURA (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.
______. Construção da identidade profissional do pedagogo social no Brasil. Revista virtual quadernsanimacio.net, Espanha, n. 17,p. 45-52, jan. 2013. Disponível em: <http://quadernsanimacio.net/ANTERIORES/diecisiete/pdfs/CONSTRU.pdf>. Acesso em: 14 abr 2016
______. Pedagogia, pedagogia social: educação não-formal. Tuiuti: Curitiba, 2010. Disponível em: <http://www.boaaula.com.br/iolanda/producao/me/pubonline/evelcy17art.html>. Acesso em: 15 ago. 2011.
______. Pedagogia social no Brasil: políticas, teorias e práticas em construção. In: EDUCERE, 9., 2009. Anais. Curitiba, 2009.
______. Pedagogia social: percursos, concepções e tendências. In: SILVA et al. (Orgs.). Pedagogia Social: contribuições para uma teoria geral da educação social. São Paulo: Expressão e Arte, 2011. v. 2.
MACHADO, Evelcy Monteiro; MACHADO, Larissa Monteiro. O campo de trabalho do educador social escolar e não escolar na organização da pedagogia social no Brasil. In: SIMPÓSIO ANPAE, 2011. Anais. 2011.
MARON, Neura Maria Weber. Reestruturação produtiva, escolarização fabril e inserção do pedagogo na fábrica. CRV: Curitiba, 2015.
MERINO, José. Entrevista concedida a Suzete Terezinha Orzechowski. Universidad Complutense de Madrid, 24 maio 2012. [A entrevista encontra-se transcrita nos anexos da tese de doutoramento]
NUNES, César. Educar para a emancipação. Florianópolis: Sophos, 2003.
PEREZ_SERRANO, Gloria. Pedagogia Social: educação social. Madrid: Narcea, 2010.
PIMENTA, Selma Garrido et al. (Orgs.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 2011.
REQUEJO-OSÓRIO, Augustin; CARIDE-GOMEZ, J. Antonio. La Formación de animadores: Universidad de Santiago de Compostela. In: IBAÑEZ, Ricardo Marin; PÉREZ-SERRANO, Gloria. La Pedagogia Social en la Universidad: realidad y prospectiva. Madrid: I.C.E./ UNED, 1986.
RIBAS MACHADO, Érico. A constituição da pedagogia social na realidade educacional brasileira. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
______. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 2002
SILVA, Roberto et al. (Orgs.). Pedagogia Social: contribuições para uma teoria geral da educação social. São Paulo: Expressão e Arte, 2011. v. 2.
SHEIBE, leda. Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia: trajetória longa e inconclusa. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 43-62, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n130/04.pdf>. Acesso em: 22 mai de 2013
SOUZA NETO, João Clemente de et al. (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.
SUCHODOLSKI, Bogdan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da essência e a pedagogia da existência. São Paulo: Centauro, 1997.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Buenos Aires: CLACSO; São Paulo: Expressão Popular, 2007.
UCAR, Xavier. Entrevista concedida a Suzete Terezinha Orzechowski. 3º Congresso Ibero-Americano de Pedagogia Social e XXIV Seminário Interuniversitário de Pedagogia Social. Canoas, 20 out. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.