Entre sentidos e significados da tradução das Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia (DCNS) em MT
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v10i2.35460Palavras-chave:
Pedagogia. Diretrizes Curriculares. Tradução.Resumo
Nesse artigo problematizamos a tradução das Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia de 2006 (DCNs), realizada em três cursos de Licenciatura em Pedagogia, em Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Mato Grosso. O objetivo é compreender o processo de tradução produzido nestes cursos, os sentidos e significados dados ao elaborarem seus próprios projetos de currículo considerando as DCNs. Em termos teórico-metodológicos, desenvolvemos uma análise que recorre à noção de tradução da Teoria do Discurso, das contribuições de Hall (2003), de apropriações desta noção para o campo do currículo e do entendimento de currículo como política cultural. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, articulada à consideração do Ciclo de Políticas (BOWE; BALL, 1992), que toma como fonte de dados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). Dessa pesquisa conclui-se que a tradução das DCNs nos cursos de Licenciatura em Pedagogia em MT se caracterizou como um processo de negociação, marcado por dissensos e acordos provisórios, pois os cursos estabelecem diálogo entre sua identidade originária e a identidade proposta para a pedagogia nas DCNs. Esse processo de tradução indica que os dissensos e a instabilidade de sentidos que o configuram dão corpo ao caráter híbrido dos PPCs. A tradução constrói a identidade profissional num movimento agonístico à medida que nunca se completa, pois sua característica é a indecidibilidade, a impossibilidade constante de acessar o “real” significado das DCNs.
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