TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO

perspectivas para a docência na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i2.35502

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores. Docência na Educação Infantil. Memórias e Narrativas.

Resumo

Na articulação entre ensino e pesquisa, este artigo integra a rede dialógica sobre as práticas de memórias e narrativas como estratégias formativas, no contexto dos desafios conexos à formação de professores, em especial para a docência na Educação Infantil. Com referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, numa perspectiva de pesquisa qualitativa, analisamos dados decorrentes de procedimentos de elaboração de memoriais, desenvolvidos com um grupo de licenciandos em Pedagogia. A focalização das enunciações sobre as perspectivas profissionais assinala o reconhecimento de um campo de atuação, no bojo da afirmação da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica.

Palavras-chave: Formação Inicial de Professores. Docência na Educação Infantil. Memórias e Narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Luciana Galdino, Rede Municipal de Ensino da Serra, Brasil.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora e Pedagoga da Rede Municipal da Serra-ES. 

 

Marle Aparecida Fidéles de Oliveira Vieira, Rede Municipal de Ensino de Vitória, Brasil.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória- ES. Professora da Rede Municipal de Vitória-ES. 

Referências

ASSIS, Muriane Sirlene Silva de. Ama, Guardiã, Crecheira, Pagem, Auxiliar... em busca da profissionalização do educador da Educação Infantil. In: ANGOTTI, Maristela. (Org.). Educação Infantil: da condição de direito à condição de qualidade no atendimento. Campinas, São Paulo: Editora Alínea, 2009, p. 37-50.

BAHIA, Celi da Costa Silva. Identidade da professora de creche: constituição e condição da docência. Anais. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP. Campinas: [s.n.], 2012. Disponível em: <http://www.infoteca.inf.br>. Acesso em: 26 ago. 2015.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Editora WMF/Martins Fontes, 2011.

______. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 2014.

______. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.

BOLLMANN, Maria Da Graça Nóbrega. Carreira Docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. (Orgs.). Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CD-ROM. Disponível em: <http://trabalhodocente.net.br/?pg=dicionario-verbetes&id=83>. Acesso em: 15 out. 2015.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 25 jun. 2014. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html>. Acesso em: 19 nov. 2014.

BRASIL. CNE/MEC. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 12 set. 2015.

BRASIL. CNE/MEC. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Estabelece Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=2298&Itemid>. Acesso em: 19 maio 2015.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Parecer CNE/CP nº 02, de 09 de junho de 2015.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2014.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Senado Federal, 1996.

CATANI, Denice Bárbara. História de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2, 2006, p. 385-410.

CATANI, Denice Bárbara et. al. Docência, Memória e Gênero: Estudo sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997.

CERISARA, Ana Beatriz. Educadoras de creches: entre o feminino e o profissional. IX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL – ANPEDSUL; Caxias do Sul, 1998. Anais. Caxias do Sul, 1998. Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br>. Acesso em: 26 ago. 2015.

CÔCO, Valdete. Docência na Educação Infantil. De quem estamos falando? Com quem estamos tratando? In: FLORES, M. L. R.; ALBUQUERQUE, S. S. DE (Org.). Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e pedagógicas. Dados Eletrônicos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015, p. 143-160.

CÔCO, Valdete. Interfaces da formação inicial com a educação infantil: Aprendizagens recíprocas. In: RANGEL, Iguatemi Santos.; NUNES, Kézia Rodrigues Nunes.; CÔCO, Valdete. (Orgs.). Educação Infantil: redes de conversações e produções de sentidos com crianças e adultos. Petrópolis: De Petrus, 2013.

CÔCO, Valdete. Trabalhador docente na educação infantil no Espírito Santo. In: BARTOLOZZI, Eliza.; OLIVEIRA, Dalila Andrade.; VIEIRA, Livia Maria Fraga. (Orgs.). O trabalho docente na educação básica: o Espírito Santo em questão. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012, p. 59-80.

COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: Edufba, 2008.

DAY, Christopher. Developing teachers: The challenges of lifelong learning. London: Falmer Press, 1999.

FERREIRA, Eliza Bartolozzi; CÔCO, Valdete. Gestão na educação infantil e trabalho docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 9, p. 357-370, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.esforce.org.br/index.php/semestral/article/viewFile/17/180>. Acesso em: 26 ago. 2015.

FREIRE, Paulo. Comunicação ou Extensão? Tradução Rosika Darcy de Oliveira. 16 ª ed.- Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÈ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de professores na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2009.

HARGREAVES, Andy; FULLAN, Michael. (Orgs.). Understanding teacher development. New York: Teachers College Press, 1992.

IPEA. Evolução do acesso de jovens à educação superior no Brasil. Texto para discussão. Brasília: Rio de janeiro, 2014. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1950.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2016.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

KRAMER, Sonia. (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.

KRAMER, Sonia. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. In: BAZÍLIO, Luiz Cavalieri; KRAMER, Sonia. (Orgs.). Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003, p. 27-33.

MOTTA, Flávia. Salada de Crianças. A Roda de Conversa como prática dialógica. In: ROCHA, Eloisa Acires Candal; KRAMER, Sonia. (Orgs). Educação Infantil: Enfoques em diálogo – Série Prática Pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2011.

NASCIMENTO, Maria Leticia. As políticas de gestão da educação infantil. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 9, p. 201-214, 2011. Disponível em: <http://www.esforce.org.br>. Acesso em: 26 ago. 2015.

NÓVOA, Antônio. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

NÓVOA, Antônio. Profissão professor. Lisboa: Porto, 1995.

_____. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion, 2009. Disponível em: <http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf>. Acesso em: 11 set. 2015.

______. Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Livia Maria Fraga. Sinopse do survey nacional: pesquisa trabalho docente na educação básica no Brasil. Belo Horizonte: Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Mestrado)/FAE/ UFMG, 2010.

PINTO, Mércia de Figueiredo Noronha; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte. Revista Brasileira de Educação v. 17 n. 51, p. 611-626, set./dez. 2012.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. A Pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. Núcleo de Publicações, CED/UFSC, 1999 (Série tese: 2).

SILLER, Rosali Rauta.; CÔCO, Valdete. O ingresso de profissionais na Educação Infantil. 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, Caxambu, 2008. Disponível em <http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT07-4250--Int.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2015.

SILVA, Carmem Silvia Bissolli da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. São Paulo: Autores Associados, 2003.

SILVA, Isabel de Oliveira e. Professoras da Educação Infantil: formação, identidade e profissionalização. In: BRASIL/MEC/SED. Docência na Educação Infantil. Salto para o futuro. Ano XXIII, boletim 10 jun. 2013. Disponível em: <http://www.tvbrasil.org.br>. Acesso em: 10 dez. 2013.

SILVA, Rosangela Aparecida Galdi da; GARMS, Gilza Maria Zauhy. Formação de professores de educação infantil: perspectivas para projetos de formação e de supervisão. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 26, número especial 1, p. 34-54, jan. 2015. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/2776/2916>. Acesso em: 26 ago. 2015.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador: UNEB, 2006.

STACCIOLI, Gianfranco. Immagine fatte ad arte: Idée ed esperienze per educare alla comunicazione visiva. Roma: Carocci, 2002.

VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. 3.ed. Rio deJaneiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

31-08-2017

Como Citar

CÔCO, V.; GALDINO, L.; VIEIRA, M. A. F. de O. TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO: perspectivas para a docência na Educação Infantil. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 272–289, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i2.35502. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i2.35502. Acesso em: 18 nov. 2024.