CARTOGRAFANDO O CURRÍCULO VIVIDO NUMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.33280

Palavras-chave:

Educação infantil., Currículo., Território.

Resumo

Este artigo objetiva problematizar como o currículo na educação infantil tem sido experenciado no cotidiano de uma instituição de educação infantil federalizada a partir dos projetos pedagógicos ali desenvolvidos. Por isso, buscou-se cartografar algumas dessas vivências a fim de compreender os sentidos que têm sido atribuídos ao trabalho educativo com crianças de 2 e 3 anos, por meio dos deslizamentos entre os discursos legais e as práticas educativas nas escolas. Nessa perspectiva, este texto desdobra-se na exploração das relações de produção que se constituíram em experimentações curriculares ordenadas pelas intensidades dos devires-criança despertados no CEI Criarte/Ufes com um grupo de crianças de 2 a 3 anos de idade, no ano de 2014. Faz uso da cartografia enquanto uma prática singular de pesquisa e de acompanhamento de processos que não busca estabelecer regras ou caminhos lineares para que se atinja um fim no qual o pesquisador-cartógrafo terá que inventar os seus modos na medida em que estabelece relações e passa a fazer parte do seu próprio território de pesquisa. Recorreu-se, ainda, à pesquisa bibliográfica, apoiada em bases legais que apontaram que o currículo para a Educação infantil deve estar sustentado nas relações, nas interações, nas práticas educativas voltadas para experiências singulares da vida cotidiana, produção de subjetividades, produção de narrativas individuais e coletivas por meio de diferentes linguagens, devendo incluir os saberes cotidianos que são conhecimentos da experiência do corpo, da cultura, da vida (BARBOZA&RITCHER, 2009).

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Biografia do Autor

Maria José Rassele Soprani, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrado Profissional em Gestão Pública - CCJE- UFES pela Universidade Federal do Espírito Santo e Técnico Administrativo da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

31-12-2017

Como Citar

SOPRANI, M. J. R. CARTOGRAFANDO O CURRÍCULO VIVIDO NUMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSITÁRIA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 398–409, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i3.33280. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i3.33280. Acesso em: 18 nov. 2024.