MUDANÇAS A PARTIR DE PROGRAMAS E PROJETOS: subsídios para compreensão da qualidade dos serviços educacionais em escolas rurais

Autores

  • Nilvania dos Santos Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.25833

Resumo

Diante da importância de estudos ligados a qualidade de serviços educacionais ofertados em escolas situadas na zona rural realizou-se uma pesquisa destinada a compreender consequências correlacionadas com a implantação de programas e projetos na Microrregião do Brejo Paraibano. Como procedimento metodológico para o levantamento se utilizou da análise documental, da observação e da entrevista. A seleção dos participantes, assim como das escolas não foi aleatória. Foram cerca de trinta e duas entrevistas, com profissionais da educação. Também se fez uso da observação, com registro de imagens dos espaços educativos. Como resultados ressaltam-se a influência de programas que focalizavam potenciais mudanças na infraestrutura das escolas, como o Programa Dinheiro Direto na Escola - Campo (PDDE Campo) e o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO); na forma como vinha ocorrendo a formação continuada dos professores; na escolha de livro adotados por escolas localizadas em áreas rurais – a exemplo do Programa Escola Ativa e do Programa Nacional do Livro Didático, com a adoção dos livros da Coleção Girassol.

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Biografia do Autor

Nilvania dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuou como professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no período de julho de 2003 até abril de 2010. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba, Campus III - Bananeiras, lotada no Departamento de Educação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação e Psicologia do Desenvolvimento (em particular temas ligados ao processo de ensino-aprendizagem, formação moral, desenvolvimento humano), articulando com a Educação do Campo.

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SZMRECSÁNYI, Tomás & QUEDA, Oriowaldo. Vida rural e mudança social. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.

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Publicado

28-12-2016

Como Citar

SILVA, N. dos S. MUDANÇAS A PARTIR DE PROGRAMAS E PROJETOS: subsídios para compreensão da qualidade dos serviços educacionais em escolas rurais. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i3.25833. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v9i3.25833. Acesso em: 25 abr. 2024.