CURRÍCULO E ATOS DE CURRÍCULO: importantes ferramentas para uma educação contextualizada na escola do campo

Autores

  • Rafaela Santos Araújo Universidade do Estado da Bahia http://orcid.org/0000-0001-8615-3881
  • Jerônimo Jorge Cavalcante Silva Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.29463

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca do currículo e atos de currículo como importantes instrumentos para uma educação contextualizada na escola do campo. O presente estudo a partir das noções de atos curriculares delineia a relevância de uma educação adequada ao campo, capaz de promover o diálogo com as questões específicas deste espaço. Este enfoque pretende contribuir para uma educação significativa que possibilite a aproximação com o contexto real vivido pelos campesinos, enquanto sujeitos detentores de características singulares que lhes imprimem certa identidade. Para tal efetivação torna-se indispensável a participação dos docentes e discentes como agentes em seu local de trabalho e estudo e, portanto, importantes mediadores de um currículo em ação, movente, ou seja, que está para além de documentos prescritos, mas que seja norteador das práticas pedagógicas vivenciadas e experienciadas no cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafaela Santos Araújo, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas - Campus IV - Jacobina/BA

Jerônimo Jorge Cavalcante Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Autônoma Barcelona; Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus IV

Referências

ARROYO, Miguel G. “Os educandos, seus direitos e o currículo”. In: MOREIRA, Antonio Flávio e ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo. Brasília: Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, nov. 2006.

BRASIL. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília/DF: Senado,1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm> Acesso em: 10 mar. 2016.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

GOMES, A. R. A linguagem do imagético e a educação não disciplinar. In: Antenor Rita Gomes. (Org.). Ver e Aprender: proposições pedagógicas sobre educação e cultura visual. Salvador: Eduneb, 1ed.: , 2012, p. 17-30.

KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; osfs CALDART, Roseli Salete (Orgs.). Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. – Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2002. Coleção Por uma Educação do Campo, nº 4.

LIMA, Elmo de Souza. Educação do campo, currículo e diversidades culturais. Revista Espaço do Currículo (Online), v. 06, p. 608-619, 2013.

MACEDO, Roberto Sidnei. Atos de currículo: uma incessante atividade etnometódica e fonte de análise de práticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 13, p. 12-435, 2013.

______. Currículo: campo, conceito e pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2008.

MARTINS, Fernando José. Organização do trabalho pedagógico e Educação do Campo. Revista Educação. Santa Maria, v. 33, n. 1, p. 93‐106, jan./abr. 2008.

MARTINS, Josemar da Silva. Anotações em torno do conceito de Educação para a Convivência com o Semi-Árido. In: Educação para a Convivência com o Semi-Árido Árido: Reflexões Teórico-Práticas. Juazeiro/BA: Secretaria Executiva da Rede de Educação do Semi-Árido, Selo Editorial-RESAB, 2006.

MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa. Currículo: questões atuais. Campinas, SP: Papirus, 1997.

______; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

RIOS, J. A. V. P.. Ser e não ser da roça, eis a questão! Identidades e discursos na escola. 01. ed. Salvador: EDUFBA, 2011. v. 01. 212p.

SANTOS, Lucíola. A construção do currículo: seleção do conhecimento escolar. Salto para o futuro. Currículo: conhecimento e cultura. Ano XIX, nº 1, Abr. 2009.

SANTOS. Fábio Josué Souza. Por uma escola da roça. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 12, n. 19, p. 147-158, jan./jun., 2003.

SANTOS, Boaventura de Sousa. “Por uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências”. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente. São Paulo: Cortez, 2004.

SACRISTÁN, J. Gimeno; O currículo: uma reflexão sobre a prática, 3ª ed, Porto Alegre: ArtMed, 2000.

Downloads

Publicado

28-12-2016

Como Citar

ARAÚJO, R. S.; SILVA, J. J. C. CURRÍCULO E ATOS DE CURRÍCULO: importantes ferramentas para uma educação contextualizada na escola do campo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i3.29463. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v9i3.29463. Acesso em: 18 nov. 2024.