ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA

proposta para avaliação do Programa do Ensino Básico São-tomense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.35694

Palavras-chave:

Aprendizagem da Língua Portuguesa, Avaliação, Programa Oficial de Ensino, Referencial de Avaliação, São Tomé e Príncipe

Resumo

No âmbito de um projeto de investigação em desenvolvimento, com o foco na formação em serviço de professores de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Básico (EB) de São Tomé, este artigo tem como objetivos: i) Evidenciar o que a investigação defende acerca da avaliação enquanto potenciadora da aprendizagem; ii) Caracterizar o contexto de ensino são-tomense, com enfoque no EB, no seu sistema de avaliação e na importância atribuída à LP; iii) Contribuir para a construção de um referencial de avaliação de programas oficiais de ensino. A abordagem metodológica caracteriza-se pela análise documental, tendo-se analisado os Programas do EB de São Tomé e Príncipe, bem como outros documentos que, dada a importância de se considerar o contexto e a função do Programa oficial, serviram de base para a interpretação do objeto de estudo.

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Biografia do Autor

Ana Rita Gorgulho, Universidade de Aveiro, Portugal.

Doutoranda em Educação, no Ramo da Supervisão e Avaliação, na Universidade de Aveiro, Portugal. 

Nilza Costa, Universidade de Aveiro, Portugal.

Doutorado em Fìsica pela University of London, atualmente Professora Catedrática Aposentada da Universidade de Aveiro (Portugal).

Madalena Teixeira, Universidade de Lisboa, Portugal.

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Lisboa e Professora adjunto da Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal.

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Publicado

26-04-2018

Como Citar

GORGULHO, A. R.; COSTA, N.; TEIXEIRA, M. ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: proposta para avaliação do Programa do Ensino Básico São-tomense. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 1, n. 11, p. 71–83, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.35694. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v1n11.35694. Acesso em: 16 out. 2024.