EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E MEIO AMBIENTE
fábrica ou ateliê de subjetividades?
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.41795Palavras-chave:
Epistemologias, Processos de Subjetivação, Modos de Singularização, Projeto SocioambientalResumo
Em um cenário marcado por uma insuficiência epistemológica de conceitos e de sentidos potentes em Educação Ambiental - que estejam atentos em relação à reprodução de uma lógica hegemônica que está na base da própria crise socioambiental -, e que sejam capazes de inventar e produzir percursos e perspectivas outras que não mais legitimem estes itinerários, este artigo pretende trazer a temática da Subjetividade, que atravessa o discurso sobre Meio Ambiente, Educação Ambiental e Currículo, mais como ausência do que presença, ora configurando formas de subjetivação a partir de uma fábrica, ora configurando formas de singularização a partir de um ateliê. Para realizar este diálogo, traremos dois autores – Suely Rolnik e Félix Guattari -, pela sua potência ao trabalharem com a temática,e por ter sido um diálogo profícuo iniciado já no processo de doutoramento da autora. O objetivo do presente estudo é contribuir com o campo dos processos de educação ambiental, e apontar para a importância dos modos de singularização, ‘visitando’ uma ação de um projeto socioambiental voltado para jovens de periferias.
Downloads
Métricas
Referências
CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO ECO-ARTESANAL FILHOS DA TERRA. Curadoria de Maristela Barenco Corrêa de Mello. Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Caixa Cultural, São Paulo, 2008.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976. Disponível em: <http://www.casadosino.com.br/divulgacao/biblioteca/deleuze_nietzsche_ea_filosofia.pdf>. Acesso em: 08 dez. 2010.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 3: o cuidado de si. 10. reimp. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2009. 246 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 218 p.
GUATARRI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2ª edição, 1986. 323 p.
GODOY, A. A Menor das Ecologias. São Paulo: Edusp, 2008, 333 p.
GRÜN, Mauro. Ética e Educação Ambiental: A conexão necessária. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2006. 120 p.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (Orgs.). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002. 206 p.
MELLO, Maristela Barenco Corrêa de. Da morte do General à busca rizomática: a escrita como possibilidade de emancipação. Agenciamentos entre Cora Coralina, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/ ProPEd, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
__________. Anotações esparsas sobre subjetividade. In: NEFFA, Elza; RITTO, Antonio C. (Orgs.). Percepção Transdisciplinar: uma construção coletiva. Rio de Janeiro: EdUerj, 2010. p. 43-60.
__________. Projeto Florescer: Arte-Educação, Cidadania e Ecologia. Uma Metodologia para trabalhar com jovens. Petrópolis: Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, 2010. 95 p.
__________. Uma Educação Ambiental como Estética da Existência e Epistemologia dos Nexos. A experiência sócio-educativa do Projeto Florescer. Tese (Doutorado em Meio Ambiente) – Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente/ PPGMA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.