CURRÍCULO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS NA VISÃO DE DOCENTES DE UMA LICENCIATURA EM LETRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.38630

Palavras-chave:

Currículo e Formação de Professor, Licenciatura em Letras, Professores Universitários

Resumo

A partir do contexto de diversas mudanças no processo de formação do professor de Português em função de fatores internos à própria área de conhecimento e de fatores sócio-históricos (Soares, 2002), bem como por considerar o currículo como confluência de práticas (Sacristán, 2000) em que há, por exemplo, currículo prescrito e currículo modelado pelo professor, este estudo objetiva investigar como docentes universitários veem o currículo da licenciatura em Letras em que atuam e como usam estratégias para moldá-lo. Para isso, foram entrevistados cinco professores de uma Instituição Federal de Ensino Superior situada em Pernambuco. Os resultados, analisados com base em Sacristán (2000), dentre outros, apontam que práticas individuais, independentemente de positivas ou negativas, indicam necessidade de maiores diálogos em momentos como o de Reforma Curricular.

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Biografia do Autor

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

Doutor em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba e Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

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Publicado

02-03-2019

Como Citar

LUNA, E. Ávila dos A. CURRÍCULO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS NA VISÃO DE DOCENTES DE UMA LICENCIATURA EM LETRAS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 88–98, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.38630. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n1.38630. Acesso em: 28 mar. 2024.