PRÁTICA COTIDIANA DE ENSINO DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA

experiência de professora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.42061

Palavras-chave:

Prática cotidiana escolar., Ensino da cultura afro brasileira., Experiência.

Resumo

Essa pesquisa tem por escopo analisar a prática cotidiana de ensino da cultura afro brasileira de uma professora de História do ensino fundamental no Colégio Anísio Teixeira em Salvador-Bahia. Esta investigação está no âmbito das discussões nacionais sobre as diretrizes para implementação da Lei de nº 10.639/03 que altera a Lei Nacional de Diretrizes e Bases para Educação Nacional de nº 9334/96. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada nos conceitos de experiência e motivos em Schutz (2012), para pensar a prática cotidiana de ensino, na sua dimensão subjetiva. Seguindo está perspectiva, buscamos identificar sentidos atribuídos pela professora no que tange às práticas de ensino de cultura afro-brasileira, nos anos iniciais do ensino fundamental, com base em suas experiências. Os resultados apontam que as trajetórias pessoais, como a participação em grupos de militância negra e religiosa afro brasileira, são, também, elementos influenciadores da prática de ensino da professora.

 

 

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Biografia do Autor

Nilma Margarida de Castro Crusoé, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Cecilia Conceição Moreira Soares, Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

26-05-2019

Como Citar

CRUSOÉ, N. M. de C.; SOARES, C. C. M. PRÁTICA COTIDIANA DE ENSINO DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA: experiência de professora. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 268–276, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.42061. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n2.42061. Acesso em: 7 dez. 2024.