A DIFERENÇA EM SALA DE AULA: produção de incômodos e resistências
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.30280Abstract
Este artigo faz uma releitura de uma pesquisa sobre a percepção dos professores em relação ao processo de inclusão escolar de estudantes em situação de deficiência, “Conhecendo a Inclusão Escolar sob o olhar do professor: o que a experiência tem a dizer”. Analisaremos as respostas dadas por dois professores, um professor do ensino regular e uma professora do ensino especializado, sobre a percepção dos mesmos em relação a inclusão na escola em que trabalham, suas experiências e sensações diante das diferenças que se manifestam no ambiente escolar. Esta releitura aponta pistas dos incômodos e resistências por parte de professores diante da diferença, mostrando que os movimentos de resistências são produzidos por alunos (como na pesquisa de Guimarães, 2015), mas também pelos professores. Para tanto, trabalhamos com o conceito de diferença e resistência em Foucault.Downloads
Metrics
References
CARVALHO, Carolina Alvarenga. Conhecendo a Inclusão Escolar sob o olhar do professor: o que a experiência tem a dizer?. Brasília: UnB, 2015.
GALLO, Silvio; ASPIS, Renata Lima. Ensino de filosofia e cidadania nas “sociedades de controle”: resistências e linhas de fuga. Pro-Posições – Campinas, v. 21, n. 1 (61), p. 89-105, jan./abr. 2010.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2005. Cap. 2. p. 33-148.
GUIMARÃES, Mirtes Aparecida dos Reis. Invenção e diferença em uma sala de aula. Dissertação de Mestrado. Viçosa: UFV, 2015.
LATOUR, Bruno. Reflexão sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: Impertinências. Educação &
Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 79, p.65-66, ago. 2002. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10849.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2016.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais.13ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013. Cap. 2. p. 73- 102.
SIMONINI, Eduardo. Currículo e Devir. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; RANGEL, Iguatemi Santos; CARVALHO, Janete Magalhães; NUNES, Kezia Rodrigues (Orgs.). Diferentes perspectivas de currículo na atualidade. Rio de Janeiro: DPetAlii, 2015, p. 63-78.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to Curriculum Space Journal (CSJ) and having it approved, the authors agree to assign, without remuneration, the following rights to Curriculum Space Journal: first publication rights and permission for CSJ to redistribute this article. article and its metadata to the indexing and reference services that its editors deem appropriate.