OS CONTEÚDOS DA ALFABETIZAÇÃO

elementos para um debate curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39795

Palavras-chave:

Alfabetização, Propostas Curriculares, Pedagogia Histórico-Crítica, Conteúdos

Resumo

Os debates no campo da alfabetização frequentemente têm se concentrado nas questões metodológicas e, em período histórico mais recente, nos processos de aprendizagem das crianças. O artigo traz resultados de estudos que vêm sendo desenvolvidos pelos autores com foco na valorização dos conteúdos e dos aspectos conceituais da alfabetização, em consonância com os pressupostos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. São analisados com mais profundidade os conteúdos sugeridos por propostas curriculares que se apoiam nesses pressupostos (como aquelas implementadas no estado do Paraná a partir dos anos de 1990), em comparação com os documentos que traçam as diretrizes nacionais para esse ensino, como os Parâmetros Curriculares Nacionais. Entre outros aspectos, procuramos abordar: a questão dos conteúdos da alfabetização sugeridos por essas propostas curriculares e os programas de formação de professores que fazem a mediação das propostas com a prática na sala de aula; a importância da formação de conceitos científicos sobre a língua escrita (gênero, texto, frase, palavra, sílaba e fonema/letra) e sua relação com a percepção empírica decorrente do uso cotidiano da língua. Concluímos que esses conceitos, organizados e ensinados de forma sistemática, são fundamentais para a formação de uma atitude teórica e crítica frente aos fenômenos da linguagem. Dessa forma procuramos apontar para o potencial da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural para fundamentar a elaboração de propostas curriculares que superem os limites tanto das concepções tradicionais quanto das abordagens construtivistas e ecléticas da alfabetização.

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Biografia do Autor

Francisco José Carvalho Mazzeu, Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Doutor em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos e Livre-Docência em Fundamentos da Alfabetização pela Universidade Estadual Paulista.

Fátima Aparecida de Souza Francioli, Universidade Estadual do Paraná, Brasil.

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista e Docente do Curso de Pedagogia e do Mestrado Acadêmico em Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná.

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

MAZZEU, F. J. C.; FRANCIOLI, F. A. de S. OS CONTEÚDOS DA ALFABETIZAÇÃO: elementos para um debate curricular. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 219–233, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39795. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39795. Acesso em: 28 mar. 2024.