REPENSANDO O CURRÍCULO ESCOLAR: aportes da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural

  • Francisco José Carvalho Mazzeu Universidade Estadual Paulista
  • Eliza Maria Barbosa
  • Newton Duarte

Resumo

Na esteira dessas e de outras reflexões, foram (e estão sendo) desenvolvidas diversas experiências de elaboração e implementação de propostas curriculares fundamentadas na Pedagogia Histórico-Crítica. O estado do Paraná, por exemplo, a partir da década de 1990, colocou em prática várias propostas em âmbito estadual, regional e municipal, inspiradas nessa corrente teórica. No entanto, as publicações baseadas nessa abordagem ainda carecem de um esforço de maior articulação e aprofundamento, a fim de contribuir de modo mais sistemático com os debates nesse campo. Sendo assim, o presente dossiê da Revista Espaço do Currículo procurou reunir contribuições de diferentes pesquisadores que trabalham com essa linha teórica, abordando desde os fundamentos para a construção de propostas curriculares até exemplos concretos de iniciativas que já foram ou vêm sendo colocadas em prática com base nesses fundamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Currículo é um conceito bastante discutido hoje em dia. Tradicionalmente ele pode ser entendido como a relação das disciplinas que compõem um curso ou a relação dos assuntos que constituem uma disciplina, no que ele coincide com o termo programa. Entretanto, existe atualmente uma tendência a se considerar o currículo como sendo o conjunto das atividades (incluindo o material físico e humano a elas destinado) que se cumprem com vistas a um determinado fim. Este é um conceito muito mais amplo, pois abrange todos os elementos relacionados com a escola. Poderíamos dizer que, assim como o método procura responder à pergunta: como se deve fazer para atingir determinado objetivo, o currículo procura responder à pergunta: o que se deve fazer para se atingir determinado objetivo. Trata-se, portanto, do conteúdo da educação e de sua distribuição no tempo que lhe é destinado (entenda-se o termo conteúdo num sentido bem amplo).

Publicado
2018-08-31
Como Citar
MAZZEU, F. J. C.; BARBOSA, E. M.; DUARTE, N. REPENSANDO O CURRÍCULO ESCOLAR: aportes da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. Revista Espaço do Currículo, v. 2, n. 11, 31 ago. 2018.