OS CONTEÚDOS DA ALFABETIZAÇÃO

elementos para um debate curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39795

Palavras-chave:

Alfabetização, Propostas Curriculares, Pedagogia Histórico-Crítica, Conteúdos

Resumo

Os debates no campo da alfabetização frequentemente têm se concentrado nas questões metodológicas e, em período histórico mais recente, nos processos de aprendizagem das crianças. O artigo traz resultados de estudos que vêm sendo desenvolvidos pelos autores com foco na valorização dos conteúdos e dos aspectos conceituais da alfabetização, em consonância com os pressupostos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. São analisados com mais profundidade os conteúdos sugeridos por propostas curriculares que se apoiam nesses pressupostos (como aquelas implementadas no estado do Paraná a partir dos anos de 1990), em comparação com os documentos que traçam as diretrizes nacionais para esse ensino, como os Parâmetros Curriculares Nacionais. Entre outros aspectos, procuramos abordar: a questão dos conteúdos da alfabetização sugeridos por essas propostas curriculares e os programas de formação de professores que fazem a mediação das propostas com a prática na sala de aula; a importância da formação de conceitos científicos sobre a língua escrita (gênero, texto, frase, palavra, sílaba e fonema/letra) e sua relação com a percepção empírica decorrente do uso cotidiano da língua. Concluímos que esses conceitos, organizados e ensinados de forma sistemática, são fundamentais para a formação de uma atitude teórica e crítica frente aos fenômenos da linguagem. Dessa forma procuramos apontar para o potencial da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural para fundamentar a elaboração de propostas curriculares que superem os limites tanto das concepções tradicionais quanto das abordagens construtivistas e ecléticas da alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco José Carvalho Mazzeu, Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Doutor em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos e Livre-Docência em Fundamentos da Alfabetização pela Universidade Estadual Paulista.

Fátima Aparecida de Souza Francioli, Universidade Estadual do Paraná, Brasil.

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista e Docente do Curso de Pedagogia e do Mestrado Acadêmico em Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. PROFA - Programa de Formação de Professores Alfabetizadores: guia do formador. Módulo I. Brasília, DF, 2001. 221 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília, DF, 1997. 144 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. PRÓ-LETRAMENTO - Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. ed. rev. e ampl. incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência. Brasília, DF, 2008. 364 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. PNAIC - Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa. Formação do professor alfabetizador. Caderno de apresentação. Brasília, DF, 2012. 40 p.

COELHO, I. Pedagogia histórico-crítica e alfabetização: elementos para uma perspectiva histórico-crítica do ensino da leitura e da escrita. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Araraquara, SP, 2016.

DANGIÓ, M. C. S. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas. 2017. 356 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, SP, 2017.

DUARTE, N. Vigotski e o "aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. Tradução de H. Gonzales et al. São Paulo: Cortez, 1995.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FRANCIOLI, F. A. S. Contribuições da perspectiva histórico-cultural para a alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. 2012. 226 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, SP, 2012.

KLEIN, L. R.; SCHAFASCHEK, R. Alfabetização. In: PARANÁ, Secretaria do Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Ensino de Primeiro Grau. Currículo básico para a Escola Pública do Estado do Paraná. Curitiba, PR, 1990, p. 35-49.

LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKII, L. S.; LEONTIEV, A. N.; LURIA, A. R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. 10. ed. São Paulo: Ícone, 2006. p. 143-189.

MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A. C. G. As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas: Autores Associados, 2015.

MARTINS, L. M. A internalização de signos como intermediação entre a psicologia histórico cultural e a pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 44-57, jun. 2015.

MEYER, K.; MAZZEU, F. J. C. Linguagem, enunciação e gênero discursivo: aproximações entre Bakhtin e Leontiev e o ensino de língua portuguesa. InterSaberes Revista Científica, Curitiba, PR, v.12, p.473 - 487, 2017.

MORTATTI, M. R. L. Os órfãos do construtivismo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp. 4, p. 2267-2286, 2016. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9193/6084>. Acesso em 20/04/2018.

NATADZE, R. G. A aprendizagem dos conceitos científicos na escola. In: Luria, A. R. et al.. Psicologia e Pedagogia II: investigações experimentais sobre problemas didáticos específicos. Lisboa: Editorial Estampa, 1991. p. 27-34.

NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da educação. Em aberto, Brasília, v. 3, n. 22, p. 1-6, jul./ago.1984.

SAVIANI, D.. Educação do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Autores Associados, 2002.

SAVIANI, D.. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D.. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 44-57, jun. 2015.

SNYDERS, G. Pedagogia Progressista. Coimbra, Portugal: Almedina, 1974.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.25, jan./abr. 2004.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LEONTIEV, A. N.; LURIA, A. R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. 10. ed. São Paulo: Ícone, 2006. p. 143-189.

Downloads

Publicado

31-08-2018

Como Citar

MAZZEU, F. J. C.; FRANCIOLI, F. A. de S. OS CONTEÚDOS DA ALFABETIZAÇÃO: elementos para um debate curricular. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 219–233, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39795. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39795. Acesso em: 18 nov. 2024.