MULTICULTURALISMO DEMOCRÁTICO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS COMO POLÍTICA EDUCACIONAL.

Autores

  • Jose Wilson Melo Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v7i3.17083

Resumo

A convivência com a diversidade fortalece o tecido social. A interação com a diferença auxilia na gestão das tensões e conflitos ancorados na alteridade através dos recortes étnicos, raciais, de gênero, nacionais, regionais, linguísticos, etc. O que é multiculturalismo, afinal? O que vem a ser uma sociedade multicultural democrática? Como formar professores/as para lidar com a diversidade de recorte étnico-cultural? Este artigo busca estabelecer uma tessitura entre a formação de professores e as questões multiculturais. As linhas costuradas compreendem a educação como uma prática social e a política educacional como uma ação do poder público que visa formar um tipo de sujeito para um determinado contexto da sociedade. O artigo está organizado em cinco sessões. A primeira trata do conceito de multiculturalismo. Em seguida aparece uma reflexão sobre a sociedade multicultural democrática. Depois, analisa as implicações da educação com o multiculturalismo. Na sequência, fica posto: as questões multiculturais necessitam de políticas públicas educacionais sintetizadas no currículo. Ao final, aparecem algumas implicações da formação de professores/as e diversidade cultural. A formação de professores/as para lidar com a diversidade cultural necessita focar o currículo como elemento central de transformação das atitudes e posturas docentes. Porque o currículo materializa o sujeito plural pretendido pelas políticas educacionais. É este sujeito o objeto de formação a ser concretizado para interagir com a diversidade no âmbito das sociedades multiculturais democráticas. Palavras chaves: multiculturalismo, política educacional, formação de professores, currículo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jose Wilson Melo, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins. Departamento de Cc. da Educação. Area: Cc. Humanas. Educação. Curriculo. Politicas Educacionais. Formação de Professores.

Downloads

Publicado

17-12-2014

Como Citar

MELO, J. W. MULTICULTURALISMO DEMOCRÁTICO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS COMO POLÍTICA EDUCACIONAL. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 7, n. 3, 2014. DOI: 10.15687/rec.v7i3.17083. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2014.v7n3.401419. Acesso em: 30 abr. 2024.