MULTICULTURALISMO DEMOCRÁTICO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS COMO POLÍTICA EDUCACIONAL.

Autores/as

  • Jose Wilson Melo Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v7i3.17083

Resumen

A convivência com a diversidade fortalece o tecido social. A interação com a diferença auxilia na gestão das tensões e conflitos ancorados na alteridade através dos recortes étnicos, raciais, de gênero, nacionais, regionais, linguísticos, etc. O que é multiculturalismo, afinal? O que vem a ser uma sociedade multicultural democrática? Como formar professores/as para lidar com a diversidade de recorte étnico-cultural? Este artigo busca estabelecer uma tessitura entre a formação de professores e as questões multiculturais. As linhas costuradas compreendem a educação como uma prática social e a política educacional como uma ação do poder público que visa formar um tipo de sujeito para um determinado contexto da sociedade. O artigo está organizado em cinco sessões. A primeira trata do conceito de multiculturalismo. Em seguida aparece uma reflexão sobre a sociedade multicultural democrática. Depois, analisa as implicações da educação com o multiculturalismo. Na sequência, fica posto: as questões multiculturais necessitam de políticas públicas educacionais sintetizadas no currículo. Ao final, aparecem algumas implicações da formação de professores/as e diversidade cultural. A formação de professores/as para lidar com a diversidade cultural necessita focar o currículo como elemento central de transformação das atitudes e posturas docentes. Porque o currículo materializa o sujeito plural pretendido pelas políticas educacionais. É este sujeito o objeto de formação a ser concretizado para interagir com a diversidade no âmbito das sociedades multiculturais democráticas. Palavras chaves: multiculturalismo, política educacional, formação de professores, currículo

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Jose Wilson Melo, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins. Departamento de Cc. da Educação. Area: Cc. Humanas. Educação. Curriculo. Politicas Educacionais. Formação de Professores.

Publicado

2014-12-17

Cómo citar

MELO, J. W. MULTICULTURALISMO DEMOCRÁTICO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS COMO POLÍTICA EDUCACIONAL. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 7, n. 3, 2014. DOI: 10.15687/rec.v7i3.17083. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2014.v7n3.401419. Acesso em: 22 jul. 2024.