AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A ATUAL DIVISÃO CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM LICENCIATURA E BACHARELADO: UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Clairton Balbueno Contreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v7i2.19449

Resumen

Este artigo teve como objetivo compreender as opiniões dos docentes do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sobre o atual currículo que está sendo desenvolvido pela instituição. A pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso e utilizou-se a entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo para a coleta e exploração das informações. Participaram seis docentes efetivos do CEFD/UFSM. Constatou-se que existem dois grupos de professores, sendo um que aprova e o outro que desaprova o atual currículo. O que desaprova entende que os conhecimentos, que são importantes para ambos os cursos, estão sendo direcionados para áreas específicas não contemplando um saber mais abrangente ao aluno. Já o que aprova acredita que foi realizado um aprofundamento em conhecimentos que anteriormente eram negligenciados pelos professores, devido a pouca carga horária em relação a grande quantidade de conteúdos das disciplinas. Palavras-chave: Educação Física. Formação de Professores. Currículo. Conhecimento.

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Biografía del autor/a

Clairton Balbueno Contreira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Mestre em Educação (UFSM); Professor de Educação Física da rede municipal de ensino de Caxias do Sul-RS. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM)

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação (CE) da UFSM; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado-Doutorado) do CE/UFSM; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM; Pesquisador Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM).

Publicado

2015-03-25

Cómo citar

CONTREIRA, C. B.; KRUG, H. N. AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A ATUAL DIVISÃO CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM LICENCIATURA E BACHARELADO: UM ESTUDO DE CASO. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 7, n. 2, 2015. DOI: 10.15687/rec.v7i2.19449. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v7i2.19449. Acesso em: 17 jul. 2024.