PROSPECÇÃO DOS EFEITOS DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO” EM COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO BÁSICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.52502

Palavras-chave:

escola sem partido, currículo, ensino, ciências da natureza, ciências humanas

Resumo

As análises do PESP têm gerado produções científicas, das quais elegemos uma amostra para analisar e refletir sobre qual é a concepção de currículo subjacente ao projeto e se ele poderá impactar nas abordagens dos objetos de conhecimento, na sala de aula, em diferentes componentes curriculares. Extraímos da bibliografia sobre esse projeto as orientações para a formação científica, no Ensino Básico, prospectando as consequências dessas prescrições na aplicação do currículo oficial. Sob o referencial da abordagem crítica do currículo, elegemos como fontes as produções bibliográficas de 2016 a 2019, sobre o impacto do PESP nos currículos e em componentes curriculares de ciências da natureza e humanas. Identificamos que existe um debate acadêmico, social, político e filosófico, mas que há também uma demanda de análises de suas consequências pedagógicas sobre a seleção e a organização dos conteúdos na sala de aula. Concluímos que, embora nem o projeto, nem suas justificativas possuam argumentos pedagógicos, o projeto oscila entre a concepção tradicional e ampliada de currículo, de maneira casuísta, impactando de forma, antes proibitiva, do que propositiva.

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Biografia do Autor

Aurea de Carvalho Costa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professora da Universidade Estadual Paulista.

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

COSTA, A. de C. . PROSPECÇÃO DOS EFEITOS DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO” EM COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO BÁSICO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–16, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.52502. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/52502. Acesso em: 18 dez. 2024.